Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe prêmio internacional por apresentação oral em Congresso

UFT recebe prêmio internacional por apresentação oral em Congresso

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2013, 16h52 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Trabalho foi apresentado no 5º Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos, ocorrido em Lima, no Peru
O trabalho intitulado "Comparação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, com as legislações internacionais" foi premiado como o melhor trabalho oral do 5º Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos, evento ocorrido entre os dias 22 e 24 de maio últimos, em Lima, capital do Peru. O trabalho tem como autores professores e alunos da Universidade Federal do Tocantins, dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.

Participaram do trabalho os estudantes Poliana Avelino e Djayson Thiago, os professores Aurélio Pessoa Picanço (Engenharia Ambiental) e Valéria Maria Pereira Alves Picanço (Engenharia Civil) e o técnico de laboratório Juarez Silva. Segundo o professor, "foi um espaço para aprender mais com os avanços no tratamento e gestão de resíduos sólidos, além de compartilhamento de idéias e experiências de trabalhar nesta área em países da América, Europa e Caribe".

O evento foi promovido pela Associação Americana da Divisão Técnica de Resíduos Sólidos (DIRSA) e a Associação Peruana de Engenharia Sanitária e Ambiental (APIS), seção nacional  da AIDIS (Associação Interamericana de  Engenharia Sanitária e Ambiental). O Congresso reuniu acadêmicos e pessoas interessadas na gestão de resíduos sólidos para troca de informações e conhecimento através da investigação científica para divulgar os desenvolvimentos nas áreas de resíduos urbanos ou sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos perigosos e resíduos especiais.

Resumo do trabalho - O aumento demasiado da população mundial vem contribuindo para a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais. Um dos fatores que mais contribuem para essa degradação é a má administração quanto à geração, acondicionamento, coleta, transporte, transferência, tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos, sendo que esta administração deveria ser realizada pelo poder público em parceira com as pessoas físicas e jurídicas. Com o objetivo de traçar uma melhor projeção para o cenário brasileiro e tendo em vista mudar essa realidade foi instituído no dia 02 de agosto de 2010 e regulamentada pelo decreto federal nº 7.404/2010 a Lei 12.305 que aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O trabalho consiste na análise, nas aplicações e perspectivas que a PNRS regulamenta e em uma comparação com algumas legislações internacionais. No país, por mais alguns anos, serão utilizados aterros sanitários para destinação final dos resíduos, porém, com criação e cumprimento de novas Leis, a inclusão da educação ambiental e a conscientização da sociedade o cenário do tratamento dos resíduos nacionais tente a evoluir.

Certificado conferido pela organização do evento
(Clique na imagem para vê-la maior)
Certificado conferido pela organização do evento (Foto: Divulgação)