Página inicial > Últimas Notícias > O primeiro formando, de fato, e os primeiros formandos de Direito da UFT

O primeiro formando, de fato, e os primeiros formandos de Direito da UFT

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2013, 15h30 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A Universidade Federal do Tocantins forma em média 930 novos profissionais a cada ano, e as mais de 9,3 mil graduações concluídas na UFT nos seus 10 anos de implantação estão documentadas em pesados livros de registros nas estantes da Pró-Reitoria de Graduação. Nos arquivos mais antigos dessa prata da casa que é celebrada com orgulho estão os nomes de alunos das chamadas "turmas de transição" do processo de federalização da Universidade, que concluíram as graduações no período 2003/02.

Eles entraram no Ensino Superior pelas portas da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), mas saíram formados com um diploma chancelado pela então recém-criada Universidade Federal do Tocantins (UFT), e foram os primeiros a colar grau pela nova instituição de ensino. Era início do ano de 2004 quando começaram essas primeiras formaturas. Foram 22 no total: nove no Câmpus de Palmas, cinco em Araguaína, quatro em Porto Nacional, duas em Miracema, uma em Gurupi e uma em Tocantinópolis.

O dia 5 de fevereiro foi um marco. À noite, a turma 2003/2 do curso de Direito teve sua cerimônia de colação de grau no Espaço Cultural de Palmas. Vinte e sete estudantes prestaram juramento e receberam o título de bachareis.

Os primeiros formandos de Direito da UFT seriam também os primeiros graduados de toda a Universidade se as circunstâncias não tivessem convergido para que, horas antes, um acadêmico do curso de Engenharia Ambiental realizasse este feito, tornando-se o primeiro graduado, de fato, da UFT.

[Continua...]

Leia esta matéria na íntegra e outras matérias da série especial de reportagens alusivas aos 10 anos da implantação da Universidade Federal do Tocantins no e-book Memória UFT.