Página inicial > Últimas Notícias > Palmas: Feira do Livro supera expectativas

Palmas: Feira do Livro supera expectativas

Por Taciano Gouveia | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2013, 14h10 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
A feira sustentável vai doar todo o valor arrecadado com a circulação dos livros usados para três instituições de auxílio a pessoas em estado de vulnerabilidade social. A ação realizada de 20 de março a 1º de abril, sendo arrecadada a quantia de R$ 2.542,00. “É muito acima do esperado. Esperávamos uma média entre R$ 500 e R$ 1.000 no máximo”, disse a professora idealizadora, Joaquina Barbosa.

O grupo de alunos envolvidos na atividade, escolheu três instituições de contribuição social da cidade de Palmas para auxiliar com a renda obtida com a feira. São eles, o Abrigo Raio de Sol, responsável por acolher e cuidar de crianças abandonadas e em situação de risco; o Projeto Meninas dos Olhos de Deus, que ampara meninas vítimas de múltiplas formas de abuso; e o Projeto Sementinhas do Verbo, atualmente atendendo 23 crianças em estado de abandono.

Foto: Taciano Gouveia
Estudantes durante trabalho de seleção do material comprado com o recurso

O valor de aproximadamente R$ 600,00 foi destinado às despesas geradas pelo evento (deslocamento, montagens, divulgação e alimentação dos alunos voluntários).

Preferindo contribuir diretamente com as necessidades de manutenção dos projetos, os alunos decidiram não realizar doações em dinheiro, e vão contribuir com itens de necessidade apresentados pelas próprias instituições escolhidas - como um forno de microondas e um esterilizador de mamadeiras para o Abrigo Raio de Sol, e conjuntos de material escolar e roupas para as meninas do Meninas dos Olhos de Deus (que serão adquiridas na companhia das adolescentes assistidas pelo projeto).

O projeto Sementinhas do Verbo, entretanto, está sem patrocinadores. Os estudantes decidiram, então, fazer a doação em dinheiro, o suficiente para quitar a conta de energia do prédio que abriga o projeto. “Faremos todas as prestações de contas, queremos mostrar que é possível promover uma atividade de envolvimento sustentável, de forma transparente, e que beneficie a comunidade como um todo”, disse a professora Joaquina. "Estamos tentando viabilizar uma sala permanente na Universidade para manter a circulação de livros usados”, antecipa.

A Feira de Leitura Sustentável na Universidade Federal do Tocantins foi um projeto de iniciativa da professora Joaquina Barbosa, atuando junto ao curso de Engenharia Ambiental, tendo como objetivo estabelecer uma experiência sócio-sustentável com entre os estudantes.

Saiba mais
O projeto tinha como ideia original arrecadar livros usados para serem comercializados e consumidos entre os frequentadores da UFT e membros da comunidade. A necessidade parte também da comunidade acadêmica carecer de livrarias populares ou de livros usados na cidade de Palmas “Palmas é uma cidade universitária, e o único espaço onde se oferecia livros usados, era em uma prateleira da Autêntica Livraria”, comentou a professora Joaquina.

A feira foi inteiramente organizada com livros doados ou consignados de pessoas interessadas em desfazer-se deles, e que não tinham um local apropriado onde pudessem comercializá-los, nem como contatar interessados. Outra atividade necessária entre estudantes e interessados em livros viabilizados pela feira, foi a troca e circulação de títulos que não apresentam mais utilidade para seus proprietários - conjugando cultura, economia e acessibilidade literária.

Foram gastos mais de um mês entre o planejamento, organização e execução do evento realizado de 25 de março a 1 de abril, e que contou integralmente com a participação dos alunos da disciplina de Administração do curso de Engenharia Ambiental.

marcador(es): Palmas