Página inicial > Últimas Notícias > UFT receberá doações para ampliar estudo e pesquisa

UFT receberá doações para ampliar estudo e pesquisa

Por Talita Melz | Publicado: Sexta, 01 de Março de 2013, 08h34 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h49
A Universidade Federal do Tocantins receberá do Governo do Tocantins, em forma de doação, as instalações da Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop) e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), ambos em Araguaína. Os espaços servirão para atividades de alunos das áreas de saúde como Medicina, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social.

Foto: Talita Melz O reitor Márcio Silveira (foto) ressaltou que as atividades que serão desenvolvidas na Fundação e no HDT serão ligadas, principalmente, à pesquisa e tratamento de saúde. “Nós queremos transformar o Hospital em uma referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas”, enfatizou.

Ainda segundo o reitor a Fundação de Medicina Tropical será um importante espaço para estudar as doenças infecto-contagiosas e trabalhar em parcerias com instituições com Osvaldo Cruz e outras. O projeto envolvendo a FunTrop e o HDT faz parte da ideia de trabalhar a descentralização, consolidação e expansão da Universidade em todos os câmpus. Além disso, o reitor destaca que região é importante e estratégica para a Universidade.

A doação desses espaços se encontra na Assembléia Legislativa para últimos acertos da aprovação. A partir da efetiva doação o HDT passa a ser patrimônio federal. Silveira diz que a federalização é importante, porque a UFT não pode fazer nenhum investimento antes da federalização das instalações.

Por fim, o reitor explicou que deverão ser feitas reformas nos prédios doados para melhorar a estrutura. A prioridade de reforma na Fundação é o auditório e, posteriormente, em toda a instalação física. Já no HDT as reformas serão menores. “Posteriormente pensamos na possível expansão desses espaços”, afirmou Silveira.

Hospital Universitário - O reitor destacou que em 15 a 20 dias a licitação para os primeiros procedimentos da construção do Hospital Universitário (HU) deve ser lançada. O HU servirá para auxiliar na formação dos alunos da UFT da área de saúde e também para atender à população.

Arraias - O Câmpus da UFT em Arraias também recebeu, por doação do Governo do Estado, a estrutura da Escola Agrícola, que tem 66 hectares de área. O reitor disse que a intenção da UFT para esse câmpus é a criação de cursos tecnólogos em mineração e agropecuária, além de trabalhar na área de Educação no Campo. “Na escola agrícola temos a estrutura necessária para esses novos cursos”, pontuou Silveira.

O reitor frisou que é necessário também estabelecer uma parceria com setores privados em Arraias, porque este tem interesse em pessoas formadas e capacitadas na área de mineração e agropecuária.
marcador(es): Reitoria