Página inicial > Últimas Notícias > Curtas retratam conflitos agrários e cultura quilombola tocantinenses

Curtas retratam conflitos agrários e cultura quilombola tocantinenses

Por Jhone Abreu | Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2013, 05h47 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h49
Estreiam nesta segunda-feira (18) os curtas “A Sanfona e a Flor” (direção de João Luiz Neiva e roteiro de Ênio Sales), e “A Promessa” (direção e roteiro de João Luiz Neiva). Ambos foram contemplados pelo edital do Prêmio Cacá Diegues 2011, de Apoio à Produção Audiovisual da Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult) e Fundação Cultural do Estado do Tocantins (Funcult). A exibição e circulação dos curtas têm o apoio da Universidade Federal do Tocantins.

“A Promessa” faz parte do projeto de extensão Curta na UFT e tem como proponente a professora de pedagogia da UFT (Câmpus de Palmas), Solange Aparecida do Nascimento. Foi produzido na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra (a primeira reconhecida no Tocantins, em 2004) em Arraias. E de acordo com ela, traz representação da roda de São Gonçalo – dança típica da comunidade.

"A Promessa" foi produzido na comunidade quilombola de Lagoa da Pedra (Arraias)

“Estas comunidades detêm rico acerco cultural e material ainda pouco explorado”, afirma. Ela ainda acrescenta a contribuição que o filme trará à difusão da cultura local e afro-brasileira. Após a divulgação o mesmo será distribuído nas escolas publicas do Tocantins e será exibido nos sete câmpus da UFT por meio do Corredor Cultural e ainda por meio de oficinas para as comunidades.

O estudante de Comunicação Social da UFT, Ênio Sales, é o proponente de “A Sanfona e a Flor”. Obra foi produzida em Taquaruçu e tem elenco tocantinense. Este traz conflitos agrários e situações cotidianas do homem do campo, seus valores e sua maneira de lidar com a realidade. “O filme propõe outra visão de mundo e que não é passada de modo oficial. Ele faz uma crítica poética das disparidades socioeconômicas”, disse.

Rodado em Taquaruçu, "A Sanfona e a Flor" retrata disparidades socioeconomicas

O professor do curso de Comunicação Social da UFT, Wolfgang Teske, comenta que o material mostra a importância da cultura tocantinense. Assim como a relevância das pesquisas na área do jornalismo cultural, seja na literatura, fotografia ou cinema. “É preciso dar palco a quem não tem palco, voz para quem não tem voz. São ferramentas às quais a Universidade está engajada e que fazem parte do tripé pesquisa-extensão-cultura”, finaliza. O diretor João Luis Neiva destacou que os editais de cultura são fundamentais para a promoção da cultura e fomento à produção áudio visual do estado.

Confira, abaixo, datas, horários e locais das exibições:

Data/Hora
Palmas