Página inicial > Últimas Notícias > Projeto sobre cadeias produtivas realiza reunião de avaliação

Projeto sobre cadeias produtivas realiza reunião de avaliação

Por Talita Melz | Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2012, 09h45 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h49
Ocorreu na manhã desta terça-feira (11), no Câmpus da UFT em Palmas a primeira reunião de avaliação do Projeto “Fortalecimento das Cadeias Produtivas dos Empreendimentos Econômicos e Solidários em Território da Cidadania do Tocantins”. O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade de Gurupi (Unirg), Universidade do Tocantins (Unitins) e Governo do Tocantins.

O principal objetivo é a realização de ações de fortalecimento das cadeiras produtivas do estado do Tocantins, por meio de processos formativos relativos à economia solidária autogestão, práticas produtivas e inclusão digital. Durante a reunião estiveram presentes os professores Artur Lima Neto (IFTO), Fernando Szimanski (Unirg), Marluce Zacariotti (UFT), Nelita Bessa (Unirg), Pedro Mujica (UFT) e o representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Daniel Soares, que é o órgão que financia a realização do projeto.

Foto: Talita Melz
Representantes das entidades reuniram-se na manhã desta terça-feira (11)

“A importância do trabalho em rede das instituições reforça o desenvolvimento do estado” destacou uma das coordenadoras do projeto, a professora Marluce Zacariotti da UFT. Ao unir a pesquisa à extensão e levar resultados à comunidade o projeto pretende desenvolver tecnologias com a população que possam melhorar a produção local.

O projeto é dividido em quarto subprojetos: Redepeixe, que é realizado na região do Bico do Papagaio, Jalamel desenvolvido na região do Jalapão; Gestleite e Formrede na região Sudeste do Estado. O projeto iniciado em 2010 já diagnosticou as características, aspectos e perceptivas de cada região para a implementação das ações.

Daniel Soares destacou que intuito do projeto não é só aumentar a renda do estado, mas, também, proporcionar a melhor qualidade de vida, melhorar a produção local e a agricultura familiar dessas regiões. E para finalizar lembrou que o papel da Finep é fiscalizar, acompanhar e contribuir com sua experiência para a melhor articulação do projeto.
marcador(es): Reitoria