Página inicial > Últimas Notícias > Palmas: Ciências do Ambiente inaugura laboratórios multiuso

Palmas: Ciências do Ambiente inaugura laboratórios multiuso

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2012, 14h19 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Voltado para o uso de estudantes da graduação ao mestrado e também de docentes e demais pesquisadores, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, no Câmpus de Palmas, o Laboratório Multiuso do Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente. A solenidade de inauguração ocorreu com a presença do reitor Márcio Silveira; do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende - representando o governador Siqueira Campos; da secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Andréia Stival e da coordenadora do Mestrado, professora Adriana Malvásio.

Foto: Samuel Lima
Silveira, Andréia, Adriana e Rezende (e p/ d) descerram placa inaugural

O reitor destacou, durante sua fala na solenidade, que os laboratórios são infraestruturas necessárias para que os pesquisadores possam trabalhar a contento. "Um laboratório como esse vem materializar as condições para que o pesquisador possa estudar questões importantes relacionadas ao desenvolvimento do Estado e da região Norte". Ainda para ele, o laboratório também serve para fixar os pesquisadores na região.

Rezende frisou que a Universidade deve ser um dos pilares para o desenvolvimento do Estado, destacando a importância das pesquisas e a determinação do governo estadual em incentivá-las. Ressaltou que as ações em prol das pesquisas devem ser permeadas da parceria, da criatividade e do comprometimento de todos os envolvidos em busca das melhores condições.

Foto: Samuel Lima
Parte das autoridades presentes na solenidade de inauguração

A secretária Andréia Stival frisou que o laboratório faz parte de um projeto estruturante e que o próximo passo será o aparelhamento com equipamentos de alta tecnologia. A coordenadora do curso, Adriana Malvásio, frisou a importância do espaço e apresentou as dependências do novo prédio aos participantes da solenidade.

Análises - Os laboratórios reforçarão estudos de análises químicas e físicas do solo, da água e do ar, na caracterização experimental da fauna e flora e em análises ambientais, por meio de tecnologias virtuais, modelagem matemática e geoprocessamento. O prédio está localizado no complexo de laboratórios da Estação Experimental – Câmpus de Palmas.

Foto: José Filho
Obra demandou R$ 356 mil em recursos da Finep

A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 356 mil, oriundos da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, por meio do Programa Estruturante desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP). (Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia – SECT).

marcador(es): Palmas,PPGCiamb