Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Corredor Cultural: exposição “Quilombos Emigrantes” até sexta (19)
Início do conteúdo da página

Corredor Cultural: exposição “Quilombos Emigrantes” até sexta (19)

Por Jhone Abreu e José Filho | Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2012, 05h14 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21
O Projeto Corredor Cultural da Universidade Federal do Tocantins no Câmpus de Palmas segue com a exposição fotográfica Quilombos Emigrantes - a História do Cocalinho, de autoria do repórter fotográfico Emerson Silva, até esta sexta-feira (19). O trabalho está aberto à visitação no hall do BlocoIV - Reitoria - no Câmpus de Palmas.

Captada entre os anos de 2006 e 2010, a exposição é considerada a maior da região Norte do país e conta com 45 imagens que retratam o dia-a-dia da comunidade quilombola de Cocalinho, no município de Santa Fé do Araguaia, norte do Tocantins.

Fotos: Emerson Silva / Divulgação
Imagens retratam dia-a-dia da comunidade quilombola Cocalinho


A abertura da exposição contará com um show da cantora Quésia Carvalho. As fotos tem 30 x 45 centímetros e foram captadas durante inventário realizado pela Fundação Cultural do Tocantins e Secretaria da Cultura do Estado. A exposição já percorreu alguns Câmpus da UFT (Araguaína, Porto e Tocantinópolis), Taquaruçu e a própria comunidade quilombola, em Santa Fé, no Norte do Estado. A exposição tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFT (Proex).

Nas imagens estão representadas a fé - regida pelo sincretismo religioso; a história peculiar da fuga dos conflitos do Sul do Maranhão, migrando para a região do Tocantins; a passagem pelo processo de urbanização; e a tradição da Roda de Lindô dos moradores da comunidade quilombola Cocalinho.

Foto: Gil Carvalho / Divulgação
Exposição fica até 19 de outubro no Hall do Bloco IV (Reitoria), em Palmas


O autor - Emerson Silva tem mais de dez anos de experiência em registrar manifestações culturais, principalmente as do Tocantins. Membro fundador do Fotoclube Infinito, acumula vários prêmios de fotografia, dentre os principais o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (Categoria Fotografia – 2010/2011); Edital de Cultura da Prefeitura de Palmas, Tocantins, categoria Fotografia (2008); 2º Colocado no Prêmio Sebrae de Jornalismo Empreendedor (Categoria Fotojornalismo – 2009).
registrado em:
Fim do conteúdo da página