Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio exibe documentário sobre 20 anos da Engenharia Ambiental

Simpósio exibe documentário sobre 20 anos da Engenharia Ambiental

Por Thomás Müller e Samuel Lima | Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2012, 18h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
A exibição de um documentário sobre a história da Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Tocantins, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte - CUICA, marcou o início das comemorações dos 20 anos de criação do curso – o primeiro do Brasil. O filme, produzido pela Unitins – instituição na qual o curso teve início, antes de passar para a UFT em 2003 – retrata, através dos olhos dos primeiros professores e alunos, os detalhes e desafios do processo de criação, em 1992. Além do filme, foi descerrada uma placa comemorativa do aniversário curso, que terá um exemplar afixado em cada uma das Universidades.

O documentário foi exibido no CUICA

Para o coordenador do curso, professor Fernan Vergara, depois destes 20 anos de história o desafio hoje é melhorar ainda mais a qualidade do ensino e das pesquisas do curso. “A tecnologia e o conhecimento estão sempre em desenvolvimento, e nós devemos acompanhar esta evolução. Muitas federais de grande porte estão abrindo cursos de Engenharia Ambiental, e nosso papel é o de manter nossa qualidade em relação a estes cursos e estar continuamente entre os melhores do país.”

Vergara ressalta que a experiência adquirida ao longo destas duas décadas de existência fazem toda a diferença. “Nós mantemos pesquisas e produzimos conhecimento em diversas áreas, como biodiesel, qualidade da água, saneamento, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, recursos hídricos, impacto ambiental e tantas outras. Ao longo destes anos, acumulamos um background valioso por meio das muitas experiências exitosas – e também por alguns percalços – que vivemos ao longo do caminho. E a atuação de nossos egressos no mercado, e a resposta que obtemos deles, é uma prova disso”.

O reitor da UFT, Márcio Silveira, ressalta que este momento de comemoração é também uma oportunidade de traçar estratégias para o futuro. “Uma universidade vive de história; da qualidade do conhecimento que ela produz, e dos profissionais que nela atuam. E hoje, passamos por um momento de reflexão: daqui pra frente, como devemos pensar o meio ambiente? Como realmente vai se dar o desenvolvimento sustentável, e qual vai ser o papel da UFT neste cenário? E você só pode fazer isso se você refletir como foi essa mesma reflexão há 20 anos atrás; a nossa história, a nossa identidade.”

Os integrantes da mesa em confraternização com os professores do curso

Além do reitor e do coordenador do curso, partiparam da mesa de abertura da solenidade o secretário estadual do Meio Ambiente, Divaldo Rezende – representando o governador Siqueira Campos; o reitor da Unitins, Joaber Macedo; o diretor do Campus de Palmas, Aurélio Picanço; o vice-presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais, Itamar Xavier; o presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais, Antônio da Silva Neto; o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins, João Alberto Rodrigues; o presidente da Saneatins, Mário Amaro; o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu; e presidente do Centro Acadêmico Guido Ranzani, o estudante de Engenharia Ambiental Dener Alves.

Simpósio - A comemoração dos 20 anos do curso prossegue durante toda a semana, na qual será realizada um Simpósio com o tema "20 anos de Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Tocantins". A intenção é auxiliar na disseminação de conhecimentos e pesquisas do curso, despertar questionamentos, propor soluções para os principais problemas ambientais, identificar potencialidades na região norte e no Brasil para aplicações de novas tecnologias sustentáveis, além de estudar o desenvolvimento do curso ao longo de história, assim como as exigências de mercado de trabalho.

O Simpósio continua nesta quarta-feira pela manhã, às 8h, com a Mesa redonda “História do curso – Engenharia Ambiental UFT/UNITINS – 20 anos”, com participação dos professores Joseano Dourado e Ricardo Peixoto, da Unitins, e Girlene Maciel, Iracy Martins, Paula Benevides e Ana Margareth, da UFT. A programação completa do evento pode ser conferida no seguinte link: http://caambiental.wordpress.com/programacao/

marcador(es): Palmas