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Histórico

Buscando a superação do paradigma dominante (racionalidade técnica) na formação de professores, Nóvoa (1997) ressalta que a formação passa pela experimentação, pela inovação, pelo ensaio de novos modos de trabalho pedagógico e também por uma reflexão crítica sobre a sua utilização. Para o autor, o desenvolvimento profissional dos professores deve estar articulado com as escolas e os com projetos (coletivo).

Além disso, entende que a formação de professores deve ser concebida como apenas um dos componentes de mudanças em conexão estreita com outros setores e a área de intervenção, e não como uma condição prévia de mudança, favorecendo assim uma melhora em todo processo, seja na escola ou na formação contínua do docente. Desta forma, os professores necessitam de momentos de reflexão e de trocas de experiências profissionais e pessoais.

Foi a partir dessa intencionalidade formativa que no ano de 2012, se instituiu na UFT - Campus de Araguaína, o Núcleo de Extensão Pesquisa e Ensino de Biologia (Nepebio), do Campus de Araguaína, UFT. Trata-se de um espaço conduzido pelos professores da área de Educação/Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Biologia, o qual objetiva contribuir com a formação docente a partir de abordagens teórico-metodológicas diversas.

Em específico, o Nepebio visa:

  1. a) desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à docência;
  2. b) articular aspectos didático-pedagógicos com as especificidades do conhecimento das ciências naturais;
  3. c) orientar os licenciandos em atividades disciplinares de cunho didático-pedagógico;
  4. d) promover grupos de estudos sobre referenciais teóricos da área de Educação/Ensino de Ciências;
  5. e) propiciar a troca de saberes entre professores do ensino superior, licenciandos e professores da Educação Básica.

Tais objetivos são abarcados por meio de atividades específicas. As atividades desenvolvidas no NEPEBIO, embora sejam todas articuladas, envolvem diferentes Programas, tais como:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID);
  • Programa de Educação Tutorial (PET - Ciências Naturais);
  • Programa Residência Pedagógica (RP – Biologia)

 As atividades desenvolvidas pelos professores pesquisadores ligados ao Nepebio podem ser compreendidas por meio de três frentes principais:

1) Ensino: voltadas à análise e elaboração de materiais instrucionais para o ensino de Ciências e Biologia, assim como ao estudo/discussão de elementos conceituais sobre planejamento, currículo, didática e processo de ensino e aprendizagem;

2) Pesquisa: oriundas de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, de atividades de ensino realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e Programa de Educação Tutorial – PET, Bolsista de Iniciação Científica (Pibic) e Residentes do Programa Residência Pedagógica (RP), e de elementos investigativos a partir de questões instigadoras que surgem da vivência de licenciandos nas disciplinas do curso;

3) Extensão: voltadas ao planejamento e execução da Feira de Ciências do Estado do Tocantins e também das diversas atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid, e PET- Ciências Naturais; Residencia Pedagógica - RP. Em relação a Feira de Ciências, o Nepebio conduz este projeto desde 2010, focando no  processo de formação de professores para a inserção de feiras de ciências no cotidiano escolar. Este projeto tem sido financiado pelo CNPq (por meio de submissão do projeto aos editais lançados anualmente por essa agencia de fomento). Além de realizar o evento que reúne todos os anos trabalhos das escolas do Estado do Tocantins, vinte (20) alunos da educação básica são selecionados anualmente e integram projeto de pesquisa orientados por professores da Universidade Federal do Tocantins e são contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Junior ICJ/CNPq.

Com o amadurecimento do grupo em relação ao processo de Ensino, Extensão e Pesquisa surge o anseio de criação de um Programa de Pós Graduação stricto sensu que vem ao encontro  da necessidade de aprofundamento nas questões diretamente relacionadas ao ensino de ciências, como também propiciar uma formação continuada aos professores da rede de ensino da Educação Básica e aos egressos dos cursos de ciências naturais e matemática do Campus de Araguaína e região. 

Neste processo, junta-se ao grupo de pesquisa do Nepebio, professores e pesquisadores das demais áreas das Ciências da Natureza (Química e Física) e da Matemática.

Agrega-se portanto ao corpo de ações e investigações:

  • O Programa de Educação Tutorial – PET Indígena– Conexões de Saberes (Matemática);
  • Programa Residência Pedagógica – RP – (Matemática).
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