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Histórico

O projeto de constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT resulta do esforço em alavancar a pesquisa na Região Norte do Brasil, e inclui núcleos e grupos de pesquisa das equipes participantes, na busca de consolidação da área de Educação, desde o ano de 2000. O curso de mestrado teve início em setembro de 2012.

As equipes de pesquisadores envolvidos no projeto são egressos de uma formação stricto sensu resultante de uma parceria UFG/Unitins/Minter-Capes, concluída em 2003. O convênio formou uma turma de mestrado fora de sede da UFG, na modalidade Minter (Chamada 04-01/99), pela qual foram titulados 15 (quinze) alunos selecionados.

O convênio foi celebrado, na época, entre a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), com o fomento da Capes, no ano de 2000. Parte deste grupo de professores ingressou na UFT quando da sua criação em 2003 e na atualidade os que já concluíram seu doutoramento compõem o quadro permanente do PPGE.

Na avaliação da experiência do Programa de Mestrado Interinstitucional, destacaram-se a escolha acertada da instituição destinatária do curso, por tratar-se de uma universidade pública próxima da cooperante. Além disso, o estado do Tocantins é o resultado de um desmembramento do norte do Estado de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG) participou ativamente do processo de criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Já havia, portanto, um estreito relacionamento entre as duas instituições, o que foi ainda mais aprofundado com a realização do convênio.

Outro destaque é que a instituição receptora do curso, a Unitins, respeitou integralmente todos os aspectos firmados pelo convênio, especialmente no que diz respeito à liberação dos alunos, na época seus docentes, para o desenvolvimento de atividades curriculares previstas na sede do programa promotor. A permanência dos alunos por 1 (um) semestre letivo na sede do programa permitiu maior convivência com os orientadores, demais docentes e discentes do programa, além de acesso a bibliotecas, livrarias e programações científico-culturais da UFG e da cidade de Goiânia.

Com o convênio, a Faculdade de Educação e a UFG deram uma contribuição significativa para a sistematização da história da educação no Tocantins e para a pesquisa de práticas educativas da região, podendo ser verificada nos resumos das dissertações, e no livro publicado posteriormente em 2008 resultante das pesquisas destes professores. O livro intitulado "Políticas e Gestão da Educação no Tocantins: Múltiplos Olhares" foi organizado pelos professores João Ferreira de Oliveira e Luiz Fernandes Dourado, ambos da UFG, e publicado pela Editora Xamã de São Paulo. O convênio teve 100% de aproveitamento e a conclusão dos trabalhos em menos de 30 meses contribuiu positivamente na redução do tempo médio de duração do mestrado da UFG.

Desde a sua criação em 2003, a UFT, por sua localização privilegiada, isto é, no contexto da Amazônia Brasileira, uma área de transição de cerrado e floresta amazônica, tem assumido sua vocação, que é a responsabilidade social quanto à elevação qualitativa da educação e dos índices de desenvolvimento humano, assim como, a preservação dos ecossistemas locais.

Considerando o caráter multicultural da população tocantinense e o desafio contínuo da integração com as comunidades locais, a UFT tem investido na educação buscando sintonia com as especificidades da Região Norte. Isto compreende a troca de práticas educativas multiprofissionais que aperfeiçoem os níveis pedagógicos e intelectuais, socioeconômicos e políticos da sociedade e que habilite profissionais para uma sólida formação teórica compromissada com desenvolvimento regional sustentável.

A partir da parceria com a UFG, UnB e demais IES, a proposição de criação de um Programa de Pós-Graduação em Educação na UFT consolidou-se ao longo dos anos

Em 2006, um grupo de docentes-doutores da UFT, empenhados na promoção do equilíbrio regional e intra-regional, firmou convênio com a UFG(PROCAD e DINTER), tendo em vista que nos 4 (quatro) cursos semestrais de Pedagogia, nos 21 (vinte e um) cursos de licenciaturas e nas 37 (trinta e sete) turmas de licenciaturas modulares do Programa Parfor, revelava um quadro de docentes em educação com a titulação de recém doutores. Portanto, a demanda interna requeria um investimento na área de educação e no entorno da UFT verificou-se uma demanda reprimida durante décadas em busca da formação stricto sensu. Esta demanda está constituída pelos professores das redes de ensino do Estado, professores das Faculdades regionais de Ensino Superior, professores do recém criado Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Frente a essa realidade, aprovou-se em 2006, o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) numa parceria UFT/Capes/UFG. A perspectiva foi de que a cooperação acadêmica interinstitucional criaria possibilidades e estimularia a implantação de novos programas de pós-graduação em regiões como a Amazônia que necessitam de apoio para a ampliação da formação de mestres e doutores, com significativa produção científico-acadêmica.

As metas estabelecidas para o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) foram: capacitar pesquisadores na área de educação num período de 4 a 6 anos; aumentar a cooperação interinstitucional com a abertura de novas perspectivas de trabalho conjunto entre UFG e a UFT. Isto é, a meta foi a implementada com aprovação do Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter/UFT/Capes/UFG) que selecionou 15 docentes da UFT, inclusive seis destes docentes, concluintes em 2011, fazem parte do colegiado de Pedagogia que propõe o Programa de Pós-graduação em Educação.

A criação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFT aprofundará as mútuas experiências pedagógico-científicas com relação às metodologias, imprimirá consistência teórica à docência, assim como consolidará ainda mais os grupos e núcleos de pesquisa educacional, em função do fluxo de mestrandos e da regularidade de pesquisas.

O Procad e o Dinter contribuíram para aumentar a produção científica na área de educação, consolidou o grupo de docentes/pesquisadores da área de educação da UFT que puderam melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem na Universidade e impactar a educação básica, profissional e tecnológica no Tocantins.

O Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) propiciou diagramar, editorar e publicar um livro por ano, resultante das pesquisas, com organizadores e pesquisadores pertencentes à área de educação de diversas instituições, como também propiciou a publicação de artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais, a exemplo dos livros indexados por editoras qualificadas: 1. Educação e Pluralidades Culturais.São Paulo: Editora Xamã, 2008; 2. Competências Interdisciplinares.São Paulo: Editora Xamã, 2009; 3. Instituições Educativas. Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2010; 4. Potencialidades Investigativas da Educação.Goiânia: Editora da Puc de Goiás, 2010. 5. Resiliências Educativas. Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2012.(no prelo).

Nesse período foram realizadas várias missões de estudos e pesquisa pelo Procad, tais como: a participação em bancas examinadoras de qualificação e defesa de tese de doutoramento, a publicação em livros do Programa da FE/UFG com também a participação em reuniões de grupos de pesquisa e eventos do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG.

Os programas Procad e o Dinter, durante este período desenvolveram cooperação acadêmica, sobretudo, por meio de estudos e pesquisas voltados para a consolidação do quadro de docentes dos cursos de licenciaturas da UFT e com vistas à criação do programa próprio de pós-graduação stricto sensu em educação.

Suas metas estão sendo cumpridas visto que consolidou uma rede de cooperação entre a equipe do programa de pós-graduação em educação (Mestrado e Doutorado) da UFG e os professores da UFT. O convênio Dinter possibilitou a ampliação da formação de doutores por meio das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnico-científica para desenvolver projetos integrados de pesquisa, apoio aos estudos de doutorandos, bem como o fortalecimento do pós-doutoramento, por meio das missões de estudo que tem envolvido a realização de intercâmbios, a concessão de bolsas, auxílio moradia e aquisição de passagens aéreas, garantindo reuniões conjuntas das equipes participantes para discussão dos projetos, atividades acadêmicas e linhas de ação em desenvolvimento.

Dentre os resultados esperados e o impacto previsto deste convênio e parceria está o fortalecimento das linhas e dos grupos de pesquisa dos docentes da UFT, a consolidação dos processos formativos na pós-graduação, a melhoria da qualidade docente da graduação e o processo de pós-doutoramento dos docentes envolvidos.

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