Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Curso de Especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente é destinado aos profissionais do magistério público atuantes em movimentos sociais, na gestão e/ou regência escolar de turmas da educação básica para promover a capacitação voltada à intervenção em Educação Escolar e na elaboração de projetos pedagógicos relacionados às demandas do processo de democratização da educação com qualificação teórica, técnica e de gestão, no campo da docência e da produção de conhecimento.

 

Objetivo Geral

Capacitar professores, tanto na área da educação escolar como não escolar, para qualificar suas práticas teóricas e metodológicas, para produzir conhecimento acerca das políticas públicas e das experiências em curso ou já realizadas de parcerias entre a escola básica, movimentos sociais e as universidades, através de uma avaliação crítica das mesmas.

 

Objetivos Específicos

  1. Aprofundar os conhecimentos acerca do método e da teoria critica em educação, desenvolvendo a capacidade de compreensão da realidade;
  2. Conhecer as teorias críticas aplicando-as aos problemas da educação, como ferramentas que auxiliam na construção de uma educação emancipatória e de uma escola pública de qualidade socialmente referenciada;
  3. Aprofundar o processo de produção e socialização do conhecimento, dialogando com as práticas desenvolvidas pelos diferentes movimentos sociais da área educacional;
  4. Discutir o papel da educação no processo de formação da consciência crítica e como mediadora nos processos de transformação social;
  5. Analisar o papel do trabalho na construção da sociabilidade contemporânea, na organização do conjunto da vida social e das classes sociais, relacionando-a com a problemática da educação do campo;
  6. Discutir e aprofundar os conhecimentos em gestão educacional em torno da relação entre as dimensões profissionais e pedagógicas do trabalho docente a partir dos conceitos e concepções da categoria trabalho e conflito.
Fim do conteúdo da página