Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Outras Atividades

 Além das pesquisas e as monitorias, o PET Engenharia Elétrica desenvolve outras atividades como:

 

  • Palestras: O grupo PET-Engenharia Elétrica convida um professor da instituição ou um pesquisador ou profissional externo à instituição para proferir palestras sobre temas relacionados à Engenharia Elétrica ou áreas correlatas, bem como temas que visem uma formação de âmbito mais geral e humanístico. Esta atividade é destinada aos integrantes do grupo PET engenharia Elétrica e também aos demais estudantes de graduação. O evento não possui periodicidade regular.

 

  • Minicursos e Oficinas: Realização de minicursos e oficinas ministrados por convidados ou pelos estudantes inseridos no PET (previamente capacitados), abordando temas ou práticas de importância para o aprendizado ou aperfeiçoamento dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica e de maneira a contribuir para a melhoria da qualidade no preparo e apresentação de material, melhor tratamento e apresentação de dados e cursos de formação na área.

 

  • Marketing: Trata-se de todas as atividades com o propósito de divulgar, evidenciar e aparecer o nome do PET engenharia elétrica e as suas atividades realizadas, através principalmente das plataformas Youtube, Instagram e Facebook, buscando sempre maior engajamento dos seguidores e interessados.

 

  • Recepção aos calouros: O grupo PET-Engenharia Elétrica tem realizado uma recepção aos calouros, em parceria com a coordenação do curso e o centro acadêmico, no início de cada semestre letivo. Esta atividade justifica-se pela apresentação aos calouros das atividades realizadas pelo grupo, fazendo com que os calouros se interessem pelo programa e se engajem o mais cedo possível em outras atividades além das de ensino.

 

  • Noite de jogos: Devido à pandemia covid-19, as atividades do PET estão sendo desenvolvidas online, para isso é necessária uma adaptação das atividades, já que muitas foram adaptadas, esse documento pretende adaptar uma atividade de extensão que seria feita de forma presencial. A atividade será realizada à noite, duas vezes ao ano, buscando a interação entre os estudantes do curso e de outros cursos que queiram participar.

 

  • Atividades de língua estrangeira: Nesta atividade, os petianos são orientados a cursarem uma língua estrangeira, preferencialmente o inglês. Sendo realizado também reuniões em inglês, para discussão de variados temas explanados em um filme, documentário, artigo e afins.

 

  • Encontros com outros grupos PET’s: A participação nos encontros locais, regionais e nacionais de grupos PET, é muito enriquecedor para os alunos, além de organizar bate papos via online com outros grupos PET, em especial os de Engenharia Elétrica. Esta atividade é desenvolvida desde o início do grupo PET-engenharia elétrica, possibilitando troca de experiências e ideias entre os petianos, bem como estreitando os laços entre eles.

 

  • Divulgação nas escolas: Trata-se de uma proposta de divulgação nas escolas de Ensino Médio, através de palestras ministradas pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica. Esse ano participamos do Evento: Tuor no Campus, realizado entre os dias 13 de maio a 07 de junho de 2022.

 

  • Reuniões semanais: Reuniões semanais da tutora com os petianos para definição e controle de atividades. Esta atividade se justifica pois promove uma interação entre a tutora e os petianos do grupo. Com o intuito de melhorar a capacidade do trabalho em grupo e individual dos membros do grupo, a tutora fará um controle das atividades desenvolvidas ou em desenvolvimento.
Fim do conteúdo da página