Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ouvidoria > Perguntas Frequentes > O que é uma ouvidoria?
Início do conteúdo da página

O que é uma ouvidoria?

Ouvidoria é um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. É um órgão de assessoramento administrativo no que concerne à comunicação com a comunidade, visando ao aperfeiçoamento das ações institucionais.

Nos órgãos públicos, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre os cidadãos e a Administração Pública (os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal). Ela é a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das manifestações relativas às políticas e aos serviços públicas, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha demandas às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração de cada caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar possibilidades de melhorias, propor mudanças, e apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

 

Fim do conteúdo da página