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Apresentação

Com um corpo docente formado por 90% de professores doutores, o Curso de Geografia do Câmpus de Araguaína da UFT tem como objetivo formar professores para Educação Básica com o apoio de programas de iniciação à docência, de extensão, estágios e trabalhos de conclusão de curso, assim, desenvolvendo habilidades e autonomia na interpretação da realidade e dos conhecimentos que constituem os objetos de ensino. O curso objetiva, ainda:

  • Formar professores(as) e/ou educadores de Geografia, isto é, profissionais do Magistério, que atuem na Educação Básica, seja nos sistemas privado ou público regular de ensino;
  • Entender a graduação enquanto um processo inicial de formação, mas não o seu fim;
  • Garantir a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, percebendo o ensino enquanto docência, a pesquisa voltada para o ensino de Geografia e sua prática pedagógica, e a extensão como ação e intervenção na realidade;
  • Definir e articular as concepções geográficas e pedagógicas numa perspectiva social, ou seja, que a prática pedagógica considere, cada vez mais, o meio em que se insere;
  • Propiciar o desenvolvimento de competências, dos pontos de vista teórico, prático e político;
  • Propiciar um processo de interação das diferentes disciplinas entre si, tanto entre as específicas da Geografia quanto entre as pedagógicas, em busca de perspectivas mais totalizantes e cooperativas;
  • Possibilitar ao(à) acadêmico(a) o domínio das categorias de análise da Geografia.
  • Titular e capacitar o(a) discente, possibilitando-lhe o acesso ao prosseguimento de seus estudos em nível de pós-graduação.

A estrutura de funcionamento do curso conta com quatro salas de aula, uma sala de coordenação, quatro salas de professores e cinco laboratórios: Laboratório de Cartografia e Estudos de Território (LCET); Laboratório de Ensino e Prática de Geografia (LEPG); Laboratório Multiuso de Geologia, Solos e Hidrografia; Laboratório de Geografia (LabGeo); e Laboratório de Estudos Agrários e Direitos Humanos (Neadh).

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