Página inicial > Últimas Notícias > Professores do projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT iniciam ações com apoio da Fapto
Planejamento

Escrito por Ascom Proex | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 15 Febrero 2024 09:46 | Última actualización: Jueves, 15 Febrero 2024 10:17

O projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou suas ações técnico-administrativas em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Entre as ações da proposta estão oficinas, palestras e outras atividades em conjunto com educadores, profissionais da saúde, segurança municipal e estadual, e instituições locais, com visitas a 17 municípios da região do Jalapão que serão atendidos pela Rede, nesta edição piloto.

De acordo com a coordenadora do projeto, a socióloga Liza Aparecida Brasilio, esta fase envolve o cumprimento de documentação e de procedimentos com o apoio da Fapto em soluções personalizadas para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e tecnológico. “Já iniciamos o planejamento estratégico em reunião com o grupo de professores(as) da UFT que atuarão como pesquisadores(as) e extensionistas, além dos(as) técnicos(as) administrativos que prestarão apoio. O projeto será itinerante. Essa equipe atuará nas cidades com baixa densidade demográfica e ausência do poder público”, comenta a professora do Câmpus de Porto Nacional.

A pró-reitora de extensão, Maria Santana Milhomem, destacou que o projeto possui um Termo de Execução Descentralizada - TED com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para fortalecer o Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH) e a Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (RENEDH). “Estamos em uma rede de enfrentamento a desafios sociais e trabalhamos em parceria com instituições que atuam com Direitos Humanos no Tocantins. O objetivo é fortalecer os serviços em defesa de áreas como proteção dos direitos dos povos quilombolas, saúde pública, segurança alimentar, integração social, proteção da criança e do adolescente, de mulheres, LGBTQIA+ e outros grupos em situação de vulnerabilidade social”, comenta Maria Santana.

Foto: Encontro de professores e equipe de apoio do projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Universidade Federal do Tocantins (Proex/UFT)

marcador(es): Palmas,Proex,Home,Fapto