Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Porto Nacional completa 30 anos
Início do conteúdo da página
Ciências Biológicas

Curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Porto Nacional completa 30 anos

Escrito por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Lunes, 24 Abril 2023 10:17 | Última actualización: Viernes, 05 Mayo 2023 17:17

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) celebra, na próxima terça-feira (25), o aniversário de 30 anos do curso de Ciências Biológicas, Câmpus de Porto Nacional. O curso antecedeu à criação da própria UFT, sendo instaurado quando ainda era Unitins, em 20 de abril de 1993. 

O curso  foi a primeira graduação em Ciências Biológicas no Tocantins. Ele foi, e ainda é, responsável por grande parte dos licenciados inseridos como professores(as) de Ciências e bacharel em Biologia no Estado. 

Esse momento visa reunir as primeiras turmas, professores, ex-professores e egressos do curso para uma reflexão sobre Ciências Biológicas no Estado. Além disso, proporcionar um bate-papo entre os  colegas e professores de turma.

O encontro ocorrerá na UFT, Câmpus de Porto Nacional, tendo início às 08h30 e término às 16h30. Confira a programação completa no card ao lado.

30 anos de Ciências Biológicas (Unitins - UFT)

Toda a história do curso de Ciências Biológicas, tanto em bacharelado quanto em licenciatura, da Universidade Federal do Tocantins se iniciou com a Unitins. E quem ajuda a contar um pouco dessa história são os professores  e os estudantes formados nas primeiras turmas do curso.

Egresso e professor do curso há 13 anos, Mac David da Silva Pinto declara o seu apreço pela Biologia e o seu respeito pelo curso desde o seu ingresso na Universidade: "Hoje, ter a honra de colaborar em conjunto com o corpo docente na formação profissional de professore(a)s de ciências e Biologia como docente do curso é uma grande alegria. E, ao mesmo tempo, aumenta a minha responsabilidade profissional. Conviver com os colegas diariamente é sempre um grande aprendizado. Estou presente no curso a uns 20 anos. Enquanto aluno, participei do movimento SOS Unitins que lutou pela implementação da UFT. Vi este curso crescer em qualidade intelectual e estrutura. Ter a oportunidade de celebrar esta data é gratificante e demostra o quanto o curso se fortaleceu e tem lutado incansavelmente para oferecer uma formação superior de qualidade, pautada na ética e responsabilidade ambiental e social", disse.

A professora Solange de Fátima Lolis ministra três disciplinas e está como docente no curso desde 1997. Ela descreve os processos de transformação que o curso teve desde a sua instauração no Câmpus: "Quando cheguei em Porto Nacional estava terminando o mestrado no Paraná. Na época, os professores ficavam em um prédio onde atualmente é a Secretaria da Saúde do município, e as aulas eram ministradas no campus no Jardim dos Ipês. O prédio onde fazíamos nossa permanência tinha uma sala pequena onde ficava o herbário. Em 2003, com a federalização, fui aprovada no primeiro concurso da UFT e, em 2006, fui fazer doutorado. Atualmente, desenvolvo trabalhos com alunos tanto no bacharelado como na licenciatura. Poder participar desse crescimento me traz sensação de dever cumprido", comentou.

Adriane Feitosa Valadares, egressa da segunda turma do curso,  seguiu a área de bióloga em saúde e é presidente da Associação Tocantinense dos Biólogos e conselheira do Conselho Regional de Biologia 4ª região. Ela  conta, que apesar dos problemas, conseguiu concluir o curso e somar nessa construção histórica para o Câmpus: "Ao longo dos 5 anos de formação, morando e trabalhando em Palmas e estudando, à noite, em Porto Nacional, foram muitos desafios, mas muitas conquistas e aprendizados também.  Sinto muito orgulho em participar deste momento histórico, afinal de contas são 3 décadas colaborando na formação de profissionais na área de ciências biológicas e colaborando na inserção de profissionais competentes e habilitados para o mercado de trabalho”, contou.

José Lopes Soares Neto era da segunda turma de Ciências Biológicas e um dos biólogos formados pelo curso. Ele ressalta a importância que a sua formação tem para a manutenção do ecossistema e agradece as conquistas que teve ao longo de sua trajetória: "Me sinto grato à Deus por ter me permitido vivenciar ao longo de 25 anos de atuação profissional, a satisfação e realização pessoal, em ser Biólogo  e ter contribuído, e ainda contribuir, com o progresso da humanidade e a preservação e conservação ambiental. O curso representa para a UFT uma dentre várias ferramentas de formação de pessoas para melhorar o mundo”, concluiu.

 

A egressa e atual professora da disciplina de Fisiologia Animal Comparada, Carla Simone Seibert  descreve a evolução do curso desde a época como aluna até os dias atuais: "Como egressa eu consigo ter essa visão ou ver essa dinâmica do quanto nós conseguimos avançar. Quando eu iniciei o curso ele ocorria em salas do Colégio Sagrado Coração de Jesus que eram emprestadas à noite. Tínhamos espaços emprestados e poucos equipamentos, uma estrutura muito pequena. E hoje, nós temos prédios com salas de aula, laboratórios equipados e estruturados e professores com doutorado atuando no corpo docente do curso.  Então, a gente avançou muito na qualidade, nas melhorias físicas que atendem ao curso e que possibilitam cada vez mais uma formação melhor e mais qualificada dos alunos de biologia. É muito bom fazer parte dessa história e poder acompanhar a  evolução  que traz o curso de Ciências Biológicas", pontuou.

Dos projetos que o curso promoveu em seu primeiros anos, a professora Carla comenta sobre um em específico realizado na praia da cidade: "De cinco anos de história desse curso, nós tínhamos o Projeto Praia, que foi um projeto que nós desenvolvemos na praia de Porto Nacional. Todo mês de julho fazíamos atividade na praia, levávamos o curso para a praia com a proposta de diminuir o lixo e aumentar a consciência ecológica da população que frequentava naquele momento o espaço da praia da cidade. Trabalhamos em vários projetos junto ao curso de Ciências Biológicas como estudantes, e fomos os primeiros  grupos a participar de iniciação científica da Unitins". 

 

 

 

Fim do conteúdo da página