Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT é admitido como pesquisador na EHESS
Porto Nacional

Professor da UFT é admitido como pesquisador na EHESS

Escrito por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 21 Marzo 2023 08:56 | Última actualización: Miércoles, 23 Agosto 2023 09:51

O professor Vitor Hugo Abranche de Oliveira, do Curso de História de Porto Nacional, foi admitido como professor pesquisador convidado no Laboratoire Interdisciplinaire des Études sur les Réflexivités – Fonds Yan Thomas da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), da França, uma das instituições mais reputadas do mundo em pesquisas sobre ciências humanas e sociais, neste mês de março. Seu perfil como pesquisador na página da EHESS pode ser conferido aqui.

Com o projeto intitulado “Violência e desigualdade social no Brasil: por uma interpretação histórico-psicanalítica” e, convidado pelo professor Pierre-Henri Castel, foi aprovado para ser realizado de julho de 2023 a julho de 2024. Tal projeto dá seguimento às pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas desde o primeiro pós-doutorado desenvolvido pelo professor, finalizado em 2022, pela Universidade Federal de Goiás e supervisionado pela professora Anita Cristina A. Resende.

Tais estudos estão alinhados com a atuação desse professor na graduação em História de Porto Nacional, nas disciplinas de Psicologia e Educação e Estágio Supervisionado em História II na graduação em História e disciplina de História, memória e psicanálise, no Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas - PPGHispam.

Destaca-se o caráter de inovação desse projeto. A Psicanálise encontra-se em um momento de expansão epistemológica entre outras ciências sociais como aporte teórico e metodológico que possibilita o enriquecimento e ampliação das reflexões. Ela alia-se à História como suporte teórico para compreensão de um dos nossos problemas mais profundos e latentes: a violência e sua relação com a desigualdade social. Atende, pois, ao caráter de inovação inerente à Universidade Federal do Tocantins.

As pesquisas sobre as relações entre desigualdade social e violência tendem a apontar para o fato de que a manutenção dos poderes econômicos e sociais e a garantia de inacessibilidade social (base estrutural da desigualdade), são fundadas em um potencial de destruição e de perversões extremas, aliadas à indiferença e à falta de empatia cotidianas. O projeto visa aprofundar histórico-psicanaliticamente como essas estruturas se formam. Tal pesquisa, portanto, alia-se ao compromisso de formação ético-política pela responsabilidade e equidade social da Universidade Federal do Tocantins.

A associação com a École des Hautes Études en Sciences Sociales visa também atender ao projeto de internacionalização da Universidade Federal do Tocantins, procurando estabelecer convênios com importantes instituições internacionais de ensino e pesquisa. Tal vínculo certamente abrirá possibilidades de estudo para os docentes e discentes, de graduação e pós-graduação, da Universidade.

Ademais, o laboratório onde a pesquisa será alocada, Laboratoire Interdisciplinaire des Études sur les Réflexivités, é hoje um dos mais conhecidos por investigar os impactos da modernidade sobre a saúde mental das populações. Atende, portanto, aos interesses da Universidade Federal do Tocantins no que se refere ao seu caráter de expansão interinstitucional e internacional e no que se refere à sua proposta de educação inclusiva e de qualidade.