Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PPGHispam

2ª edição do Surfando nos Acervos Digitais acontece na próxima quinta, 18

A 2ª Edição do projeto Surfando nos Acervos Digitais acontece na próxima quinta-feira, 18 de agosto, às 15h, de forma virtual, através do Youtube. A conferência de abertura será realizada pela Profa. Dra. Vivian Fonseca (UERJ/FGV) e pelo Prof. Dr. Odair Giraldin (PPGHispam-UFT). 

O projeto é uma realização do grupo de Pesquisa e Mídias, Tecnologias e Histórias (MITECHIS) e do Programa de Inovação Pedagógica do Curso de História (PIP-UFT) coordenados pelo Prof. Dr. George Seabra Coelho (PPGHispam-UFT), juntamente com o PIP-UFT e o Centro de Documentação e Memória de Arraias e Região (CDMAR), coordenado pelo Prof. Dr. João Vitor Lemes.

Haverá certificação de 2h para os inscritos no evento.

Mais informações através do e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Evento internacional sobre humanidades digitais, cultura e educação está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Humanidades Digitais, cultura e Educação (II SIHDCE) e III Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História (SNMTH), que vai acontecer entre os dias 29 de abril e 10 de maio de 2024, de forma online pelo canal Mitechis no Youtube.

Serão 8 (oito) eixos temáticos para apresentação de comunicações, 9 minicursos, lançamento de livros e 11 mesas-redondas com pesquisadores brasileiros, do México, Guatemala, Argentina, Canadá, Reino Unido e Portugal.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) coordenado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho do PPGHispam do Câmpus de Porto Nacional.

Todas as informações e as inscrições podem ser feitas através do site do evento https://mitechisgrupo.wixsite.com/iiicihdceiiisnmth

Grupo de Pesquisa promove debate sobre temas históricos

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis) promove o Décimo Episódio da série Temas Históricos em Debate.

O evento vai ser dia 06 de dezembro de 2022, às 15h, através do canal do Mitechis no Youtube.

A palestra será proferida pela professora Dr.ª Eva Cristina Franco Rosa dos Santos (Católica - TO), pelo professor Dr. Vinício Carrilho Martinez (PPGCTS – UFSCAR ) e pelo professor Dr. Reginaldo Teixeira Perez (PPGCS – UFSM).

As inscrições serão feitas na hora e haverá emissão de certificado aos inscritos.

O grupo Mitechis é vinculado ao Programa de Inovação Pedagógica do Curso de História, do Câmpus de Porto Nacional (PIP – UFT), coordenado pelo professor Dr. George Seabra Coelho (PPGHispam - UFT).

Grupo Mitechis convida para publicação de dossiê em revista

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis) convida interessados para publicação na revista "Convergências: estudos em Humanidades Digitais". As submissões para as chamadas de dossiê vão até dia 30 de maio de 2023.

A publicação é coordenada pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (PPGHSIPAM-UFT), que também é Eeditor-chefe da revista; e os organizadores são Dr.ª Raquel Alves de Carvalho (UFGD-PPGET-Brasil), Dr. Alfredo Rajo Serventich (UIIM-México) e Dr. Daniel Valério Martins (IFGOIANO-PPGENEB-Brasil).

Mais informações em https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/cehd/announcement/view/3

Saiba mais

Interculturalidade, Educação e Mídias Digitais: América Latina e África em Pauta

Ao entendemos que a interculturalidade resulta das interações entre as culturas envolvidas, ela também pode ser compreendida como uma ferramenta utilizada na busca do desenvolvimento local e comunitário e, simultaneamente, caminhar junto da formação de profissionais, os quais serão responsáveis por propagar o ativismo – indígena, camponês, quilombola e/ou africano – na conscientização da comunidade. Diante esse apontamento inicial, o presente Dossiê Temático procura abrir espaço para receber estudos que abordam análises dos processos interculturais por meio da educação, assim como por meio da História e historiografia. Buscamos, ainda, reunir estudos que dão ênfase às experiências indígenas/indigenistas e africanas/africanistas, assim como, estudos que versem sobre as experiências de sujeitos do campo como, por exemplo, ribeirinhos, camponeses e quilombolas. Também buscaremos dialogar com estudos que se dedicam aos processos socioautonômicos dos povos originários como, também, dos processos migratórios no espaço latino-americano e africano. E, como vivemos os efeitos da sociedade midiatizada, receberemos estudos dedicados aos impactos socioculturais e políticos da internet na sociedade latino-americana e africana. Assim, a ideia central do dossiê é a de difundir estudos realizados e a produção científica desses sujeitos com o propósito de mostrar o processo de interculturalidade em casos práticos e/ou teóricos.

Grupo Mitechis organiza Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino

O I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História acontecem, ocorre nos dias 27 a 30 de março de 2023, de forma 100% virtual.

O objetivo é qualificar o debate em curso sobre as diversas potencialidades e os desafios da Sociedade hiperconectada e da hiperinformação na pesquisa histórica, no ensino de História, na Educação e nas demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS), vinculado ao curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins, do Câmpus de Porto Nacional e ao Programa de Pós-Graduação das Populações Amazônicas.

Haverá conferências, mesas-redondas, comunicações em eixos temáticos, minicursos, lançamento de livros, com a participação de especialistas tanto do Brasil como de Angola, México, Argentina, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Países de Gales. As comunicações serão publicadas na Revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD).

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março de 2023, através do site do evento.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Grupo Mitechis vai realizar Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino

O projeto Mitechis realizará o I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História.

O evento será 100% virtual e ocorrerá nos dias 27 a 30 de março de 2023, com a participação de especialistas tanto do Brasil, da Angola, México, Argentina, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Países de Gales.

Haverá conferências, mesas-redondas, comunicações em eixos temáticos, minicursos e lançamento de livros.

O objetivo do evento é qualificar o debate sobre as diversas potencialidades e os desafios da Sociedade hiperconectada na pesquisa histórica, no ensino de história, na educação e nas demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas.

A inscrição e todas as informações estão no site do evento.

Inscrições abertas para Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Ensino e Cultura do Grupo Mitechis

O projeto Mitechis realizará o I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História.

O evento será 100% virtual e ocorrerá nos dias 27 a 30 de março de 2023, com a participação de especialistas do Brasil, da Angola, México, Argentina, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Países de Gales.

As inscrições já estão acontecendo e encerram dia 10 de março de 2023, através do site.

Haverá conferências, mesas-redondas, comunicações em eixos temáticos, minicursos e lançamento de livros.

O objetivo do evento é qualificar o debate sobre as diversas potencialidades e os desafios da Sociedade hiperconectada na pesquisa histórica, no ensino de história, na educação e nas demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas.

Confira mais informações estão no site do evento.

Mestrado em História das Populações Amazônicas está com edital aberto para aluno especial

O Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas – PPGHispam está com inscrições abertas para Aluno Especial 2023/2.

A seleção simplificada para o Mestrado Profissional vai até o dia 07 de agosto de 2023 e pode ser feito através do formulário de inscrição e também da carta de intenção enviadas para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

O Edital completo com todas as informações pode ser conferido aqui.

Fim do conteúdo da página