Página inicial > Últimas Notícias > Atos normativos, administrativos e acadêmicos serão publicados em novo ambiente
Boletim de Serviço Eletrônico (BSE)

Atos normativos, administrativos e acadêmicos serão publicados em novo ambiente

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Miércoles, 14 Diciembre 2022 16:40 | Última actualización: Miércoles, 14 Diciembre 2022 17:37

Os atos normativos, administrativos e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins passarão a ser publicados em um novo ambiente, o Boletim de Serviço Eletrônico (BSE), a partir de 1º de janeiro de 2023. A implantação do BSE faz parte do processo de aperfeiçoamento e implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A minuta de normatização do Boletim de Serviço Eletrônico foi aprovada na última segunda-feira (12), na reunião do Conselho Universitário (Consuni). A normatização foi coordenada pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic).

Segundo as informações da Protic, o BSE já é utilizado por diversos órgãos públicos do país, incluindo também diversas instituições de ensino, e com a integração aos processos do SEI, todos os atos que precisam de ampla publicidade serão facilmente disponibilizados no Boletim, sem a necessidade de diagramação ou compilação de diversos atos diferentes. "Os próximos passos para implantação do Boletim são as normas referentes a quais setores e atos serão publicados, pois está previsto inicialmente no BSE apenas resoluções, portarias e editais", explica o diretor de Soluções Digitais, Werley Teixeira Reinaldo.

O que é o BSE?

É um veículo oficial de publicação de atos praticados no âmbito de uma Instituição. O BSE funciona como um compilador das documentações emitidos no âmbito da instituição, simplificando a forma de publicação e promovendo uma maior transparência ao disponibilizar a ferramenta de busca de informações. Com a aprovação do texto-base que institui o BSE na UFT, todas as publicações oficiais (os atos normativos, administrativos e acadêmicos) serão realizadas por meio do Boletim de Serviço Eletrônico a partir do dia 01 de janeiro de 2023.

Como funcionará?

A operacionalização do BSE será realizada pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) em conjunto com as demais unidades administrativas que estabelecerão as diretrizes, procedimentos e instruções para a utilização do BSE.

O que muda?
  • A resolução de instituição do BSE revoga a Resolução nº 18, de 22 de novembro de 2006, que dispõe sobre normas para a publicação e divulgação do Boletim Informativo da Universidade Federal do Tocantins.
  • Todos os editais, resoluções, portarias e demais atos precisam obrigatoriamente ser publicados através do SEI;
  • A publicação de atos no Portal da UFT fica condicionada à publicação no BSE.
Benefícios do BSE

● publicação dos atos oficiais em tempo real ou em data futura;
● consulta pela internet dos atos publicados;
● interatividade e navegação intuitiva;
● configuração de textos, imagens e tabelas com facilidade; e
● histórico das ações realizadas;

- Inicia a partir do dia 01/01/2023.
- A operacionalização ainda será publicada pela Protic.
- Revoga a Resolução nº 18, de 22 de novembro de 2006.
- A publicização de atos passa a ser obrigatória através da funcionalidade BSE do SEI/UFT.