Página inicial > Últimas Notícias > QualiTOPAMA entrega solução tecnológica para o município de Marabá (PA)
Softwares

QualiTOPAMA entrega solução tecnológica para o município de Marabá (PA)

Escrito por Ingrid Assis | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Lunes, 21 Noviembre 2022 14:44 | Última actualización: Lunes, 21 Noviembre 2022 15:15

A instalação e funcionamento da solução tecnológica desenvolvida no âmbito do Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa - Rede TOPAMA (QualiTOPAMA) foi confirmada, em reunião realizada com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Marabá-PA, no último dia 14.

A Acone, empresa contratada para a criação do software, prestou o serviço de instalação do painel TOPAMA de indicadores do PQA-VS, de implantação dos softwares sistema de vigilância sanitária, sistema agente de combate a endemia, sistema de indicadores da saúde da mulher e testagem de sífilis em gestantes. “As ações de tecnologia da informação do projeto foram criadas a partir de um painel de monitoramento de informação do projeto PQA-VS. Esses indicadores nos deram informações para construir mais três aplicações: um módulo voltado para a vigilância sanitária, o segundo voltado para o apoio de agentes de combate a endemia e o terceiro para os indicadores de saúde da mulher”, demarcou Rogério Nogueira, Coordenador de Tecnologia da Informação do Projeto Central QualiTOPAMA.

Na reunião que formalizou a entrega da solução tecnológica, o coordenador do projeto esclareceu que será mantido o contato com o município de Marabá-PA, para, ao longo do ano de 2023, realizar o acompanhamento técnico no uso da solução tecnológica e aperfeiçoar o uso diário pelos servidores. Esta solução tecnológica está sob licença perpétua para uso no município, ou seja, a Prefeitura de Marabá-PA poderá utilizar os softwares referentes, em qualquer unidade de saúde. Entretanto, os softwares em questão não poderão ser reproduzidos para municípios não pertencentes ao projeto, sem a autorização da Acone.

O professor da UFT, Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral do QualiTOPAMA, acompanhado da secretária de saúde do município de Marabá, Mônica B. Nicolau. (Foto: Divulgação/ QualiTOPAMA)O professor da UFT, Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral do QualiTOPAMA, acompanhado da secretária de saúde do município de Marabá, Mônica B. Nicolau. (Foto: Divulgação/ QualiTOPAMA) (Foto: moura.glenda)

“A etapa cumprida hoje em Marabá é muito importante para o projeto como um todo, pois o desenvolvimento da solução tecnológica foi realizado em ambiente real de prestação de serviços em saúde para assegurar a qualidade dos sistemas. Essa execução permite, após testagens, instalar nas demais cidades do projeto, respeitando as características locais de cada município, prefeitura e secretaria municipal”, destacou o professor Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral do QualiTOPAMA.

Em 2023, ainda serão realizados no município de Marabá-PA: um curso de extensão semipresencial em Gestão e Planejamento em Saúde Pública para servidores municipais, estaduais e interessados no tema; oficinas pedagógicas de educação em saúde nas escolas municipais e estaduais; e, por fim, oficina acerca dos resultados da Pesquisa Diagnóstica Situacional. Além disso, foi assinado o termo de doação de seis tablets à secretaria de saúde para ações de vigilância em saúde.

“O Projeto Qualitopama veio para nos auxiliar e agilizar os serviços de forma tecnológica e de alta performance. Nosso município conseguiu ter agilidade nas emissões da vigilância sanitária, com comodidade aos nossos servidores. Estamos extremamente satisfeitos com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pois essa caminhada entre o município de Marabá e a Qualitopama está apenas iniciando. Que venha novos projetos com excelência que sempre a UFT nos apresenta!”, almejou Mônica B. Nicolau, secretária de saúde do município de Marabá.

Sobre a Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

marcador(es): Home,Fapto,QualiTOPAMA