Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto QualiTOPAMA, da UFT, finaliza curso de extensão na cidade de Rondon do Pará (PA)
Início do conteúdo da página
Iniciativa

Projeto QualiTOPAMA, da UFT, finaliza curso de extensão na cidade de Rondon do Pará (PA)

Escrito por Assessoria de Comunicação | Edição: Virginia Magrin | Publicado: Lunes, 07 Noviembre 2022 13:00 | Última actualización: Lunes, 07 Noviembre 2022 14:00

O Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa - Rede TOPAMA (QualiTOPAMA) encerrou, neste último sábado, dia 5, o Curso de Extensão em Gestão e Planejamento em Saúde Pública, no município de Rondon do Pará (PA). O curso integra as ações pedagógicas de educação em saúde desenvolvidas pelo projeto e teve a carga horária de 60h, cumprida de forma semipresencial. 

O objetivo principal do curso é discutir os desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), para que sejam construídas estratégias para o fortalecimento da região TOPAMA, elevando, assim, os indicadores de saúde local e melhorando as condições de saúde da população. “Neste curso, abordamos os principais agravos de vigilância em saúde, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), as Redes de Atenção à Saúde, o planejamento e os instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde, além dos Sistemas Informação em Saúde. Além das formações presenciais, os participantes também têm à disposição um fórum para tirar dúvidas e compartilhar experiências com os outros cursistas, criando um ambiente de crescimento mútuo”, detalhou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Rísia Gomes, diretora técnica administrativa da secretaria municipal de saúde de Rondon do Pará, avalia a intervenção da Central QualiTOPAMA como positiva, desde o primeiro momento, ainda em 2021, quando foi assinado o termo de adesão ao projeto pelas secretarias municipais de saúde e educação. “Logo no início, tivemos o apoio técnico da QualiTOPAMA para a implantação dos prontuários eletrônicos, fortalecendo essa implantação dentro do município, por meio de uma unidade piloto. Depois disso, ocorreram os encontros presenciais que incentivaram a participação de toda a equipe técnica, melhorando os indicadores sociais, dando a fundamentação teórica para intervir diretamente na área de vigilância em saúde do município, que a gente sabe que é algo muito delicado e tem reflexo imediato nos índices de saúde da comunidade. Alguns reflexos dessa parceria, estamos colhendo agora, com o sucesso das campanhas de vacinação e da otimização dos serviços de endemias”, frisou. 

Os participantes

As inscrições no curso de extensão foram indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e as datas dos encontros presenciais no município foram pré-agendadas com as coordenações das Semus. Foram aplicados cinco módulos, sendo o último finalizado neste dia 5, na cidade de Rondon do Pará. Quem participou de toda a formação não se arrependeu. “O curso foi muito bom, pois agregou informações e estratégias que a gente pode trabalhar e abordou a vigilância que é o que a gente mais precisa no nosso município. Às vezes, a gente vê a experiência do outro de um modo que já funcionou e nos ajuda a colocar em prática as nossas estratégias também, para que possamos bater as metas dos indicadores”, destacou Aline Meira de Jesus, enfermeira que atua na estratégia de saúde da família.

A enfermeira da vigilância em saúde do município, Larissa dos Anjos, ressaltou a integração entre as diferentes áreas de saúde durante o curso e a possibilidade de ampliar a percepção sobre a importância da atuação dos demais setores. “Para nós da vigilância, que fornecemos algumas orientações, o curso foi ótimo porque percebemos o quanto é difícil reunir tantas informações para gerar um diagnóstico de saúde de como está o município. Além disso, serviu, também, para mostrar para as pessoas que a área de vigilância não é só cobrança, pede informações, relatórios, mas porque precisamos dar para os outros setores um norte de onde trabalhar ou intensificar as ações de assistência. Então, essa integração construída, aqui, neste curso, vai fazer a diferença para o município”, apontou. 

As bolsistas da Central Qualitopama responsáveis pela aplicação dos últimos módulos, Tatiana Vieira (UFT) e Stefani Martins (UNB), destacaram o quanto o curso de extensão foi bem recebido pelos profissionais do município de Rondon do Pará. “Nós desenvolvemos os módulos IV e V, os dois últimos do curso. O Módulo IV é sobre os indicadores e seus sistemas de informação e o V é sobre o PQA-VS”, explicou Stefani Martins. “E a condução foi excelente, eles foram muito participativos e acredito que foi importantíssimo para o município. O curso reforçou o quanto o fortalecimento do SUS é essencial nesta região”, completou Tatiana Vieira.

Sobre a Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

 

registrado em:
marcador(es): Home,Fapto,QualiTOPAMA
Fim do conteúdo da página