Página inicial > Últimas Notícias > Projeto QualiTOPAMA fecha o mês de agosto com oficina em Santa Fé do Araguaia (TO)
fapto

Escrito por Ingrid Assis | Ascom FAPTO | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Viernes, 09 Septiembre 2022 13:35 | Última actualización: Viernes, 09 Septiembre 2022 13:35

Projeto QualiTOPAMA fecha o mês de agosto com oficina em Santa Fé do Araguaia (TO)4.jpeg (Foto: Ascom FAPTO)O projeto QualiTOPAMA, desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins (UFT), fechou o mês de agosto com oficina realizada, em parceria com a secretaria municipal de educação, na Escola Municipal São Paulo, no município de Santa Fé do Araguaia. As oficinas educativas são uma etapa do projeto e, em cada município, seguem uma programação específica, voltada para as necessidades da região, segundo o mapeamento realizado.

Nesta oficina, que ocorreu no último dia 25, foram repassadas informações acerca dos cuidados básicos com a saúde, acionando uma metodologia de ensino lúdica, por meio de apresentação teatral e da distribuição de cartilhas educativas - ações e produtos desenvolvidos por bolsistas do projeto QualiTOPAMA. “Eu aprendi que tem que limpar bem os quintais, não deixar a sujeira acumular, nem água nos pneus e vacinar os pets e nós”,  resumiu o estudante Geisy, de 8 anos, sobre os aprendizados na oficina.

“Para mim foi uma experiência única. Quando vimos o edital do QualiTOPAMA para desenvolver essas oficinas, acreditamos, abraçamos a ideia e foi um sucesso. O entusiasmo das crianças por estarmos aqui diz muito. Agradeço às escolas e à secretaria de educação. Tivemos muito boa recepção de todos”, destacou Marivan Bento de Souza, professora responsável pela oficina e bolsista do projeto.

Estudantes de diferentes faixas etárias puderam participar das atividades. Mesmo entre os adolescentes, a ação foi um sucesso. Ao serem questionadas sobre o que aprenderam com as atividades, as amigas Hillary e Isabele ressaltaram o teor informativo. “Aprendemos que não precisa ter medo de vacina, não é Hillary?”, questionou Isabele à amiga. “Pois é, aprendemos muitos jeitos de como prevenir doenças e cuidar de nós mesmos”,  respondeu Hillary.

Para a escola

Os professores da instituição de ensino também ficaram encantados com a oficina e confessaram que aprenderam muito com as atividades realizadas. “Eles fizeram de forma bem alegre, divertida e dinâmica essas atividades de ensino. Até eu mesmo aprendi que existe um mosquito chamado palha, que desconhecia. Os alunos gostaram demais. É uma coisa simples? É! Mas é uma coisa que vai ficar no coraçãozinho deles e vão aplicar em casa”, demarcou, sorridente, o professor Antônio Carlos Lima Sá.

Para se adequar às necessidades do município, a oficina abordou muito a prevenção à dengue e a vacinação. Os temas foram elogiados pela direção da escola. “Eu avalio que foi de grande importância, porque já estamos trabalhando esses temas com os nossos alunos. Foi muito interessante como eles apresentaram o assunto, em forma de teatro e mexendo com um material concreto. Acredito que, assim, os alunos aprendem mais e adquirem mais conhecimento. Os alunos gostam dessa forma lúdica de apresentar o assunto”, concluiu Edinúbia Cândida Pereira, diretora da escola.

A Central QualiTOPAMA é um projeto que visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

marcador(es): Home,Fapto