Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota de falecimento: Aparecido Osdimir Bertolin
Início do conteúdo da página
pesar

Nota de falecimento: Aparecido Osdimir Bertolin

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Viernes, 01 Abril 2022 11:39 | Última actualización: Viernes, 01 Abril 2022 13:38

Nota de Pesar - Direção do Câmpus de Porto NacionalÉ com imenso pesar que a Universidade Federal do Tocantins comunica o falecimento do professor Aparecido Osdimir Bertolin, ocorrido nesta quinta-feira (31).

Bertolin tinha 67 anos e era docente vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Porto Nacional, onde também chegou a ser diretor. Durante muitos anos esteve ligado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Ambiente (PPGCiamb, Câmpus de Palmas). 

Biomédico de formação, pela Fundação Hermínio Ometto (Araras-SP), com mestrado pela USP e doutorado pela Unesp (ambos em Microbiologia), residia no Tocantins desde 1993, fixando-se em Porto Nacional. Na cidade foi diretor do Câmpus da Unitins e anos depois foi titular da Pró-Reitoria de Extensão e Pós-Graduação, também na Unitins. Atuou também em cargos no governo estadual, chegando ser presidente da Fundação de Medicina Tropical do Tocantins, em 2005. 

O PPGCiamb, a coordenação de Ciências Biológicas (Câmpus de Porto Nacional) e a Direção do Câmpus de Porto Nacional divulgaram em redes sociais notas de pesar (confira na galeria ao fim do texto) lamentando a morte do docente. A Direção do Câmpus determinou luto de três dias devido ao falecimento do docente. 

A família informou que seu corpo será cremado no Crematório Vaticano, em Almirante Tramandaré, cidade que fica na região metropolitana de Curitiba (PR), às 16h desta sexta-feira.

Currículo

Aparecido Osdimir Bertolin era professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT; Graduado em Ciências Biomédicas pela Fundação Herminio Ometto de Araras .SP, especialista em Patologia Clínica e Análises Clínicas(1981), mestrado em Microbiologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz USP (1987) e doutorado em Microbiologia Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1995). Vinte anos de experiências como Orientador na graduação no Curso de Ciências Biologia da UFT; Fundador/Orientador com mais de 10 anos de experiências, no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Ambiente da UFT; Revisor de varias Revistas Científicas Nacionais e Internacionais; Consultor dos Editais do PPSus e de várias SCTI de Estados; CEO da OX&CO2 Consulting. Tem experiências acumuladas de vinte anos em Designer de projetos através de metodologias ativas e grupos dirigidos, e na gestão de projetos acadêmicos e/ou técnicos; em Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Tomadas de decisões e Governança Corporativa; Planejamento estratégico e Sustentabilidade; Avaliação Ambiental estratégica; Gestão Estratégica; Designer ecológico de instrumentações tecnológicas e metodológicas nas áreas de monitoramento, avaliação e diagnostico ambientais em unidades de conservação decorrentes de atividades antrópicas como agricultura e pecuária e Soluções inteligentes e Liderança de pessoas/equipe/time; experiência na área de Microbiologia Médica, com ênfase em antibiose, Ecologia de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia médica e ambiental, saúde publica, bacteriologia, leveduras killer e bioativos de produtos naturais. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Fim do conteúdo da página