Página inicial > Últimas Notícias > Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está em vigor na UFT
DIGED

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está em vigor na UFT

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Viernes, 04 Marzo 2022 09:24 | Última actualización: Viernes, 04 Marzo 2022 12:56

Ativo desde 1º de março, Sistema visa otimizar rotinas administrativas e tramitação de processos

Entrou em vigor em 1º de março de 2022, na Universidade Federal do Tocantins, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A Diretoria de Gestão Documental (Diged) criou uma página interna (www.uft.edu.br/sei) no Portal da UFT com as principais informações sobre o Sistema, permitindo que o usuário tenha acesso aos documentos relacionados à gestão do SEI. A Portaria Normativa nº 01/2022 (confira aqui) foi publicada em 17 de fevereiro de 2022 e dispõe sobre o funcionamento do Sistema, que pode ser acessado diretamente por meio do endereço https://sei.uft.edu.br/.

A Portaria traz diversas orientações para gestores e usuários. Aos usuários, por exemplo, o documento destaca as obrigações e responsabilidades quanto ao uso do Sistema. O artigo 13 da Portaria frisa que “o uso inadequado do SEI fica sujeito à apuração de responsabilidade, na forma da legislação em vigor”.

Gestores do SEI

Em cada câmpus da UFT, segundo a Portaria, será definida uma equipe responsável por gerenciar o SEI em suas unidades, com as seguintes funções:

• atribuir o perfil de acesso aos servidores lotados em seu Câmpus, mediante solicitação do usuário ou de sua chefia imediata;
  • solicitar à Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), respeitando os trâmites aprovados na universidade, a atualização no Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg) sobre quaisquer alterações relacionadas às nomenclaturas de unidades e suas siglas antes de efetivar a alteração no SEI;
  • criar as unidades de grupo de trabalho no SEI;
  • destituir as unidades de grupo de trabalho temporário e permissões dos membros;

Os indicados nos câmpus da UFT estão listados na página do SEI.

Níveis de Suporte

A Portaria também estabelece os níveis de suporte no âmbito do SEI:

• O primeiro nível são os câmpus, representados pelos gestores indicados pelas direções de câmpus; eles são a "porta de entrada" das demandas do sistema.
  • O segundo nível de suporte é a Diretoria de Gestão Documental (Diged), responsável pelas demandas relacionadas à gestão documental, quando estas não forem realizadas pelo nível primário, devido ao grau de especificidade do assunto.
  • Já o terceiro nível é representado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), sendo os responsáveis pelas demandas técnicas relacionadas ao sistema, quando estas não puderem ser resolvidas no nível primário; é o último nível de suporte ao SEI.

Níveis de Suporte aos Usuários do SEI na UFT

Reunião com gestores

No último dia 25 de fevereiro foi realizada uma reunião de treinamento com as equipes gestoras dos câmpus. Segundo informes da Diged, o objetivo foi o repasse dos procedimentos que cada câmpus deveria realizar para iniciar o uso do SEI. Foram ainda esclarecidas dúvidas para as equipes que serão a "porta de entrada" e suporte primário para os usuários do SEI.

Reunião com Gestores do Sistema SEI na UFT (Foto: Divulgação)Reunião com Gestores do Sistema SEI na UFT (Foto: Divulgação) Reunião com Gestores do Sistema SEI na UFT (Foto: Divulgação)Reunião com Gestores do Sistema SEI na UFT (Foto: Divulgação)

Entenda mais

O Sei já está em uso e disponível no endereço sei.uft.edu.br/sei

Forma de acesso

A forma de acesso ao SEI é por meio do SLU (Sistema de Login Unificado) da UFT, utilizando apenas o nome de usuário e a senha cadastrada.
Exemplo:
No SEI usará apenas -> nomedeusuario

Para acesso, é necessário estar com o cadastro atualizado.
Se for preciso, atualize seus dados.