Página inicial > Últimas Notícias > Setores administrativos da UFT retornam às atividades presenciais
retomada

Setores administrativos da UFT retornam às atividades presenciais

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Lunes, 07 Febrero 2022 13:24 | Última actualización: Lunes, 07 Febrero 2022 14:29

Depois de quase dois anos trabalhando remotamente, testando novas formas, se adequando e reinventando as novas relações e maneiras de trabalho devido à crise imposta pela pandemia da Covid-19, chegou a hora de parte dos servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) retomarem às suas atividades administrativas presenciais. A retomada começou nesta segunda-feira (7), e foi estudada e orientada pelo Comitê Especial para o Planejamento do Retorno às Atividades Presenciais da UFT, com a adoção de medidas de segurança definidas no Protocolo de Biossegurança da Universidade.

Para o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, esse retorno às atividades presenciais tem um caráter muito especial e simbólico para todos, pois marca o início de um novo ciclo não só no setor administrativo da instituição, mas do possível retorno do calendário acadêmico, previsto para o dia 07 de março, com todos os cuidados necessários. “Acredito que esse retorno já era esperado pela sociedade em geral, havia e há uma expectativa que em algum momento retornaríamos às atividades presenciais e o momento é este, se não o mais adequado, o possível dentro das condições que nós temos hoje”, afirma o reitor.

Bovolato acredita que esse retorno só é possível pelo fato de toda a comunidade acadêmica ter tido acesso à vacina, que ainda existe uma preocupação com o cenário da pandemia que não se dissipou, mas que todos os cuidados com a segurança dos servidores estão sendo observados com a implantação dos protocolos de biossegurança e revezamento de pessoal em alguns setores. “Só não se vacinou quem não quis e já vimos na prática que ela foi essencial para que nós pudéssemos ter uma redução no número de internação e óbito, então é um claro sinal de que a ciência funciona e precisa ser respeitada - a vacina é um exemplo disso. A vacina não nos blinda de pegar a Covid, mas se pegar é de uma forma mais branda”, pontuou ele.

Tiago Noronha trabalha presencialmente pela primeira vez.Tiago Noronha trabalha presencialmente pela primeira vez.

Tiago Barros Noronha, assistente em administração na Sucom/Reitoria, começou suas atividades na UFT em maio do ano passado, ele veio por meio de permuta com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Durante esse período ele trabalhou remotamente, pela primeira vez esteve em seu local de trabalho e conta como foi: “Apesar de receoso, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos meses, estou animado com o retorno das atividades presenciais, acredito que está sendo realizado de forma segura e sensata. Tenho esperança de que tudo retorne à normalidade sem colocarmos em risco a nossa saúde”.

Tiago Noronha trabalha presencialmente pela primeira vez.A assistente social do Câmpus de Arraias, Roberta Gama, já é veterana, mas o sentimento de algo novo também esteve presente em seu retorno ao trabalho presencial. “O retorno às atividades presenciais é uma mistura de sentimentos, que vão desde a alegria de ver a universidade voltando às suas atividades, até a apreensão com a situação da COVID-19, afinal vivemos tempos de muito cuidado um com os outros. Mas desejo que esse retorno possa ser significativo, que possamos nos (re)conectar uns com os outros diante do novo normal”.

Retorno e cuidados

Todo esse retorno foi pensado e discutido com cuidado e está sendo feito respeitando as particularidades de cada setor e indivíduo como você pode ver com mais detalhes aqui. A Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Vânia Maria de Araújo Passos, deixa claro que que os câmpus e setores têm trabalhado e se empenhado para realizar as medidas de segurança descritas no protocolo.

“Quero desejar a todos um ótimo retorno, naturalmente a todos aqueles que têm condições de estarem retornando hoje de forma presencial, que a gente continue desenvolvendo nossas atividades com todo empenho, responsabilidade e profissionalismo típico da nossa comunidade interna da UFT e que a gente consiga, sem dúvidas, desenvolver um trabalho neste ano de 2022 com saúde e com alegria que sempre motivou as nossas ações”, declarou a pró-reitora.

Ela também faz um alerta a todos que estão retomando suas atividades nesta segunda-feira, falando da importância de todos se empenharem para tomar os cuidados individuais e coletivos necessários, fortalecendo as relações interpessoais de modo a promover um ambiente de trabalho seguro e harmônico.

Na galeria abaixo você confere um pouco de como foi esse retorno gradual: