Página inicial > Últimas Notícias > Dia do profissional que é sinônimo de natureza
biólogo

Dia do profissional que é sinônimo de natureza

Escrito por Bruna Santos | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 03 Septiembre 2021 09:04 | Última actualización: Viernes, 03 Septiembre 2021 09:04

Hoje, 03 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo, profissional que estuda todas as áreas que envolvem a vida. A data foi escolhida devido à criação da Lei Nº 6.684, no dia 03 de setembro de 1979, onde as profissões de Biólogo e Biomédico foram regulamentadas. No mesmo período, criou-se também  o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia.

Segundo Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, professor associado IV ao curso de Engenharia Ambiental da UFT, “o  Biólogo tem um papel fundamental no conhecimento, na pesquisa, na divulgação das descobertas e no ensino”.

O professor considera que o papel do biólogo, em um estado como o Tocantins, é fundamental, pois tem uma relação com a Amazônia, Caatinga, Pantanal e é dominado pelo Cerrado. Waldesse também considera que caracterizar essa biodiversidade é essencial para compreendê-la, para trabalhar no manejo adequado e sustentável, prezando sempre pela sua conservação e sustentação.

O profissional também afirma que a data, “é um momento em que todos nós, biólogos, celebramos a vida, celebramos a Biologia. Momento em que olhamos para a importância desse profissional para estudar todos os seres vivos, estudar a natureza”. Waldesse destaca que, no Brasil, diferente de outros países, o biólogo ainda é pouco reconhecido, mas tem ganhado cada vez mais espaço devido ao avanço da tecnologia e  da economia, onde o meio ambiente tem “clamado” por atenção.

"O meio ambiente está dando sinais para que a gente se preocupe e o Biólogo comece a aparecer. Cada vez mais, esta data está se tornando importante, porque ela também está representando o momento de celebrar o profissional que está na defesa de um ambiente saudável e na defesa de uma casa-terra saudável para que a gente possa viver de maneira sustentável”, completa.

A UFT, com o Centro de Pesquisa Canguçu e seus profissionais, promove proteção, preservação, estudos e educação ambiental na região que possui características únicas em caráter regional, nacional e internacional. O objetivo ali  é proteger e preservar o meio ambiente, promover estudos e educação ambiental.

Segundo o professor assistente, lotado no curso de Medicina da UFT, Renato Torres Pinheiro, “o biólogo é um profissional polivalente que trabalha/estuda os seres vivos em seus mais variados aspectos, desde uma célula até o ser como um todo, o funcionamento dos organismos, suas interações com seres da mesma espécie, de outras espécies e com o meio, trabalha para conservar as diferentes formas de vida […]”.

O professor também complementa afirmando a importância desse profissional para o Tocantins, devido as riquezas naturais do estado, “o Tocantins é um estado muito rico em recursos naturais devido a diversos fatores. Aproximadamente 85% de seu território é formado por Cerrado que está em transição com a Amazônia e a Caatinga. Estes biomas possuem uma elevada diversidade biológica, com múltiplas paisagens florestais e savânicas e uma riqueza hídrica singular”.

Segundo o professor, apesar de uma parte considerável da  riqueza do estado estar protegida ou pouco explorada, o Tocantins tem incrementado atividades agropecuárias em ritmo acelerado, suprimindo áreas de vegetação nativa e colocando em risco muitas espécies.

“O biólogo pode contribuir de diferentes maneiras para o desenvolvimento sustentável do Estado, buscando meios menos impactantes de exploração dos recursos naturais, desenvolvendo variedades genéticas de alimentos (vegetais e animais) mais produtivas e/ou resistentes, descobrindo e desenvolvendo novos produtos provenientes do meio (medicamentos, alimentos, cosméticos, etc), protegendo e conservando a rica biodiversidade[…]”, afirma Renato sobre as atividades praticadas no estado.

A área de atuação do biólogo é ampla e é dividida em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção. Os candidatos interessados podem contar com a graduação de licenciatura em Biologia nos câmpus de Porto Nacional e Araguaína e exercer essa profissão que é sinônimo de natureza.

marcador(es): Home,Ciências Biológicas