Página inicial > Últimas Notícias > Psicologia oferta 40 vagas por meio do PSC e Sisu para 2021/1
SÓ VEM!

Psicologia oferta 40 vagas por meio do PSC e Sisu para 2021/1

Escrito por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Miércoles, 24 Marzo 2021 10:28 | Última actualización: Jueves, 25 Marzo 2021 15:01

O curso de Psicologia, do Câmpus da UFT em Miracema, é um curso integral, com duração de 10 semestres e oferta, para o semestre 2021/1, 40 vagas - sendo 20 por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) e 20 por meio do Sistema Seletivo Unificado (Sisu).

O coordenador do curso, professor José Fernando Patino Torres, acredita que são várias as razões para cursar Psicologia na UFT. Ele afirma que o curso dispõe de recursos e ferramentas que são capazes de propiciar um ensino de qualidade: "O curso de Psicologia possui uma importante infraestrutura conformada por laboratórios de anatomia humana (Câmpus Palmas), neuroanatomia, psicologia experimental e informática (Câmpus Miracema – Unidade Cerrado). De igual forma, conta com o Centro de Estudos e Práticas em Psicologia – Cepsi (Câmpus Miracema – Unidade Warã), espaço que conjuga a formação do corpo discente com o atendimento psicológico à comunidade tocantinense", e acrescenta: "Possui uma significativa infraestrutura destinada à realização de atividades esportivas e de lazer por parte da comunidade universitária (Câmpus Miracema, Unidades Warã e Cerrado)".

O curso tem três ênfases curriculares - Psicologia da educação e interculturalidade; Psicologia sociocultural, comunitária e da saúde; Psicologia clínica e saúde mental - e dispõe de um colegiado muito bem qualificado, sendo 17 professores doutores e um na finalização do doutorado, todos preparados para propocionar um excelente ensino aos estudantes.

Durante a graduação, os alunos de Psicologia têm a oportunidade de participar de divesos eventos acadêmicos, científicos e culturais, como:

• Seminário Pibic-Pivic
  • Semana da Psicologia
  • Acolhe Psicologia (imagem ao lado)
  • Jornadas de Pesquisa em Psicologia
  • Calouradas
  • Programa de Acolhimento Comunitário na Pandemia

Mercado de Trabalho

O estudante sai da UFT capacitado para atuar em diversas áreas e setores que exijam conhecimentos da psicologia, como em hospitais, clinícas ou consultórios particulares. O egresso pode, também, atuar em setores da esfera privada (empresas, consultorias, coperativas) ou em instituições e unidades como o Caps, Creas e o Cras. Existe ainda, a possibilidade de seguir na carreira acadêmica, atuando como pesquisador ou professor.

De acordo com informações da página interna do curso, "[...] o currículo do Curso de Psicologia do Câmpus de Miracema da UFT traz em seu conjunto disciplinas que permitem ao futuro egresso realizar um percurso teórico generalista, ao abarcar áreas distintas da psicologia, tais como a Psicologia do Trabalho, a Psicologia da Personalidade, a Psicologia Escolar, a Psicologia Comunitária, etc. Desse modo, permite ao acadêmico em Psicologia identificar diferentes possibilidades de inserção profissional, bem como possuir fundamentos teórico-práticos para que possa intervir em situações-problema que se apresentem na sociedade e que possam demandar sua atuação, mesmo que pontual".

Sisu e PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no curso de Psicologia da UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

A outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para Psicologia, são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

marcador(es): Prograd,Sisu,Home,PSC,Psicologia