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"novo normal"

Dia do Servidor Público atípico: sete meses de trabalho remoto

Escrito por Daniel dos Santos | Publicado: Miércoles, 28 Octubre 2020 00:15 | Última actualización: Miércoles, 28 Octubre 2020 12:59

Em 1939, então Presidente da República, Getúlio Vargas publicou decreto que regulamentou o funcionalismo público no Brasil no dia 28 de outubro. E desde 1943, essa data é comemorada como o dia do Servidor Público. Entre professores e técnico-administrativos, a UFT possui um quadro de mais de 1 mil servidores.

Atualmente, devido à pandemia da Covid-19, grande parte dos servidores está no trabalho remoto. Reuniões online e aulas ministradas através de plataformas como Meet e Zoom ou “lives” no YouTube ou Instagram, são agora parte frequente do cotidiano dos servidores, desde março de 2020.

Dar atenção à família, cuidar de si próprio e dedicação ao trabalho, tendo de se adaptar ao uso de tecnologias até então desconhecidas por muitos, em um mesmo espaço físico, é o nosso “novo normal”.

Ainda assim, contamos aqui a história de dois servidores da UFT que são admirados pelos seus colegas por sua dedicação.

Agailson de Oliveira é servidor da UFT desde 2016, no Câmpus de Tocantinópolis. Atualmente está na Coordenação de Gestão de Pessoas, atendendo às demandas dos servidores nas diversas solicitações. “É uma tarefa que gosto muito, pois entregar um serviço com atenção, cordialidade e poder ver bons resultados é gratificante”.

Questionado sobre o porquê dele ser admirado, argumenta. “O que me deixa contente é quando faço o atendimento e percebo que a pessoa saiu satisfeita com o retorno que eu dei. Talvez seja pela forma que trato as pessoas. Gosto de dar a atenção necessária quando sou solicitado e gosto de tratar todos com cordialidade”.

O diretor do Câmpus de Tocantinópolis, Nataniel Araújo, reforça os elogios ao servidor. “O Agaílson é um servidor admirado, assim como outros servidores, por várias razões, dentre as quais destaco duas: Inteligência emocional traduzida em simpatia, acolhimento, presteza, disponibilidade, equilíbrio; e Conhecimento da área de atuação que podemos traduzir como profissionalismo. E quando ele não tem uma resposta, prontamente vai buscar”.

No Câmpus de Miracema, a servidora Maria Barbosa é tida como um exemplo. Está na UFT desde 2014, atualmente no Departamento de Gestão de Pessoas. Mas começou no serviço público há muito tempo. “Desde 1994: muita história, muitos governos, muitos chefes e muitos amigos. Já trabalhei para o MEC e para a UFPB. Todas foram aprendizados e sobretudo oportunidades de conhecer e conviver com pessoas diferentes que tinham como foco a educação superior”.

Ela diz que o respeito e o afeto são necessários para o servidor púbico humanizar sua prática. “Atender as pessoas, poder apresentar soluções para as situações e passar informações seguras sobre nossa área de trabalho”.

Quando questionada sobre o porquê de ser admirada na sua função, é categórica: “Porque não sou dona da verdade, nem do cargo. Por encarar o mundo com a mente aberta e por respeitar a todos, ouvir sempre para conhecer as pessoas e falar quando necessário”.

O diretor do Câmpus de Miracema, André Luiz, descreve as principais qualidades que tornam Maria uma servidora notável: “discrição, dedicação, gentileza, atenção e pontualidade são algumas das características dessa ótima servidora”.

Mensagem aos servidores

Nesta data, a Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Vânia Passos, destaca o empenho destes profissionais e como a Progedep tem atuado no acolhimento durante a pandemia. "Ao comemorarmos o dia do servidor, expressamos nossa homenagem a toda servidora e servidor que fortalecem a qualidade da educação superior que a UFT, por meio de sua dedicação, empenho e compromisso. Parabéns! Com todo respeito a esses profissionais a Progedep tem envidado esforços para que o trabalho durante esse período de pandemia seja desenvolvido com qualidade. Inicialmente foram apresentadas orientações e cuidados com a saúde, durante a realização do trabalho remoto. O atendimento, ainda que não presencial, buscou encaminhar as questões para solucioná-las com o menor tempo possível. Durante esses mês várias ações/oficinas de promoção de qualidade de vida e cursos para técnicos administrativos e docentes, foram realizadas para integrar e fornecer qualidade de vida".

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