Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Herbário do Tocantins torna-se membro da rede do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos
Início do conteúdo da página
Botânica

Herbário do Tocantins torna-se membro da rede do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos

Escrito por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 22 Noviembre 2019 17:41 | Última actualización: Lunes, 25 Noviembre 2019 11:18

O Herbário do Tocantins (HTO), que se encontra na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional, agora faz parte da rede do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT), uma plataforma online que promove o acesso livre e aberto aos dados e informações disponíveis dos herbários brasileiros. O Herbário do Tocantins foi fundado em 2003 e apresenta em torno de 12 mil exemplares de plantas, algas, fungos e líquens, sendo o maior herbário do Estado. 

De acordo com o curador do Herbário do Tocantins, professor Rodney Viana, o herbário é uma coleção de amostras de plantas ou partes delas, secas, de grande valia para estudos botânicos voltados ao ensino e pesquisas científicas, sendo as “amostras do Tocantins provenientes de coletas de estudos de alunos e pesquisadores, ampliando assim o conhecimento da flora do cerrado tocantinense”, explica. 

Atualmente, o HTO já disponibilizou a marca de 950 amostras com informações disponibilizadas online. Além dessa parceria, o HTO é integrante do Projeto Reflora/CNPq, o qual tem como um dos objetivos reunir e disponibilizar dados e imagens de exemplares da flora brasileira de forma online e gratuita.

O Herbário do Tocantins está cadastrado na Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil e também no Index Herbariorum, importantes catálogos de coleções botânicas nacional e internacional, respectivamente. Os links de acesso a essas plataformas estão listados abaixo.

A equipe do HTO é composta pelo professor Rodney Viana do curso de Ciências Biológicas e curador do herbário, pela técnica Thaíssa Cabreira e pelas alunas do curso de Ciências Biológicas Danielle Silva, Larissa Cardoso, Lívia Rocha e Luane Gomes. O Herbário está aberto para visitas de escolas, alunos e pesquisadores de todo o país que tenham interesse em conhecer a coleção do herbário e a flora do Tocantins.

Links:
➡️ INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos: http://inct.splink.org.br/
➡️ Projeto Reflora/CNPq: http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/PrincipalUC/PrincipalUC.do
➡️ Rede Brasileira de Herbários: https://www.botanica.org.br/catalogo-da-rede-brasileira-de-herbarios/
➡️ Index Herbariorum: http://sweetgum.nybg.org/science/ih/

registrado em:
Fim do conteúdo da página