Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro das mulheres do agronegócio debate papel feminino no setor
Início do conteúdo da página
SEMANA TECNOLÓGICA

Encontro das mulheres do agronegócio debate papel feminino no setor

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Martes, 20 Junio 2017 08:03 | Última actualización: Miércoles, 21 Junio 2017 09:20

Um sucesso! É como a organização do I Encontro das Mulheres do Agronegócio Tocantinense definiu o evento, realizado na última sexta-feira (16), como encerramento da Semana Tecnológica, na Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). A professora, Ana Cláudia Ana Cláudia Gomes Rodrigues Neiva, uma das coordenadoras do Encontro, pontuou que mais de 140 mulheres - entre pecuaristas, agricultoras, profissionais da área e acadêmicas - participaram do evento, promovido por meio de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade Federal do Tocantins. O evento ocorreu no estande do Sebrae, na Expoara.

Parte do grupo de mulheres que participou do Encontro no Parque de Exposições Dair José Lourenço, na Expoara (Foto: Divulgação)Parte do grupo de mulheres que participou do Encontro no Parque de Exposições Dair José Lourenço, na Expoara (Foto: Divulgação)

"O objetivo do evento foi promover um fórum de discussões sobre o papel da mulher no setor e estimular o empoderamento e a busca de informações da mulher que atua nessa área", disse Ana Cláudia, enfatizando que foram discutidos temas importantes do setor, para a mulher que atua no agronegócio.

Auditório no estande do Sebrae, no Encontro das Mulheres do Agronegócio Tocantinense (Foto: Divulgação)Foram discutidos no evento temas alusivos à participação da mulher no agronegócio como a liderança feminina; os desafios que a mulher como profissional enfrenta nessa área e também foram apresentados casos de mulheres de sucesso na área. Segundo Ana Cláudia, atualmente é grande o número de mulheres que atuam como gestoras do negócio e enfrentam diversas dificuldades, quer seja pela falta de informação, quer seja pela falta de apoio ou ainda pela discriminação de gênero no trabalho. "São mulheres que herdaram o negócio do pai ou do marido; são filhas de produtores rurais que fazem um curso na área de Ciências Agrárias (Zootecnia, Veterinária, Agronomia) para voltar ao negócio familiar mas nem sempre são apoiadas pela família e ainda aquelas mulheres já passaram por situações onde suas opiniões não foram levadas em consideração pelo fato de ser mulher", explanou Ana Cláudia.

A professora destaca ainda que há vários desafios a serem vencidos, e que este primeiro encontro foi o passo inicial para a intensificação das discussões dessas questões e também para mobilizar as mulheres na tentativa de organizar ações que possam estimular a atuação feminina no setor.

Palestrantes
O Encontro, que durou por todo o dia de sexta-feira, trouxe palestrantes de renome nacional. Na parte da manhã a produtora rural de Flórida Paulista e diretora da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Cristina Vendramini, falou sobre a "Liderança Feminina no Agronegócio". Outra palestra versou sobre "A experiênica feminina na pecuária leiteira: um caso de sucesso", com Rita Luísa Marinho Grangeiro, da Fazenda Grangeiro, de Paracuru (Ceará).

Durante a tarde falaram Consolata Piastrella sobre "A mulher com profissional autônoma no agronegócio: desafios e possibilidades", sendo sucedida por um Talk show.

O Encontro foi realizado em parceria da Universidade Federal do Tocantins com o Sebrae e apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia e da empresa Agroquima, além de produtoras e profissionais da região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página