Página inicial > PPGLetras > Projetos de Pesquisa > Linguística Aplicada > Representações Sociais sobre o Ensino de Língua Inglesa na Escrita de Relatório de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa

Coordenadora: Profa. Dra. Lívia Chaves de Melo
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2017

Resumo:
Situando-nos no campo aplicado dos estudos da linguagem, neste projeto de pesquisa interessa-nos compreender as representações sociais construídas pela comunidade escolar e não escolar sobre o ensino de Língua Inglesa, considerando os desdobramentos dessas representações para o trabalho do professor dessas disciplinas. Para isso, investiremos a escrita de Relatórios de Estágio Supervisionado (RES) que serão produzidos por professores de Língua Inglesa em formação inicial de uma Licenciatura em Letras, pertencente a uma universidade pública brasileira. Utilizaremos perspectivas teórico-metodológicas no âmbito dos estudos dialógicos da linguagem e dos estudos sobre o letramento acadêmico do professor. Filiando-nos aos trabalhos no âmbito dos estudos dialógicos da linguagem, estamos considerando os RES como gêneros discursivos. Por meio desta escrita, acreditamos que os alunos-mestre poderão apontar as representações sociais construídas pela comunidade escolar e não escolar sobre o ensino de Língua Inglesa. Esclarecemos que, o fenômeno representação social é aqui compreendida como sinônimo de ?interpretação?, de ?concepção? ou de ?entendimento? que estrutura a experiência tanto individual como coletiva. Refere-se à construção de saberes sociais e envolve tanto a cognição como os afetos empenhados pelos sujeitos para entender e dar sentido ao mundo. Assumiremos a abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental para caracterizar o tratamento que será dado aos documentos pesquisados. Outros procedimentos metodológicos e o emprego de variados instrumentos de pesquisa que forem primordiais para a leitura e análise dos dados, poderão ser definidos conforme o nosso percurso investigativo. O objetivo geral desta pesquisa é: compreender as representações sociais construídas pela comunidade escolar e não escolar sobre o ensino de Língua Inglesa, considerando os desdobramentos dessas representações para o trabalho do professor dessas disciplinas na escrita de RES. Para tanto, consideraremos os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar as representações sobre ensino de Língua Inglesa a partir do exame de materiais didáticos e planejamentos de aula elaborados por alunos-mestre e compartilhados nos relatórios escritos; 2) Compreender como os modos de referir-se ao discurso do outro, mobilizadas nos relatórios escritos instruem as ações pedagógicas dos professores de Língua Inglesa em formação inicial.