Página inicial > PPGLetras > Atuação na Formação de Professores

Atuação na Formação de Professores

O curso de Mestrado em Letras apresenta atuação sistemática em projetos de formação de professores desenvolvidos pelos docentes do Mestrado em Letras do Câmpus de Porto Nacional. Tratam-se dos seguintes projetos de formação de professores:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como objetivo a formação de professores para garantir a alfabetização de crianças até os oito anos de idade. É um projeto que envolve as instâncias federal, estadual e municipais de todo o Estado do Tocantins. A coordenação geral e uma das coordenações adjuntas do Pnaic são compostas por duas docentes do curso de Letras de Porto Nacional, sendo que outros professores do curso de letras também se envolvem no projeto, principalmente no tocante às questões de letramento. A formação dos professores envolvidos nesse projeto tem por objetivo principal formar professores críticos, autônomos e comprometidos com a inclusão social de alunos de baixa renda em todo o Estado do Tocantins. As ações do Pnaic compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referenciais curriculares e pedagógicos que são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. No mês de junho de 2014, aconteceu uma das etapas da formação de 200 professores formadores (multiplicadores) no Câmpus de Porto Nacional. A formação envolve professores formadores da UFT e os 200 orientadores de estudos, que são todos professores das redes públicas de ensino de diferentes municípios do estado, e que participaram de um curso com duração de 200 horas, ministradas pelos professores formadores da UFT. Posteriormente, esses 200 professores contribuirão com a formação de milhares de professores da rede pública em diferentes regiões e cidades do Estado.

Atualmente, o curso de Letras também oferece Letras pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A oferta desse programa é extremamente importante para a formação de professores da rede básica de ensino de várias cidades do Tocantins. O PARFOR do curso de Letras está formando 70 alunos, contribuindo significativamente com a formação de professores da educação básica do Tocantins.

Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) oferece cursos de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês), literatura, língua portuguesa e artes à comunidade de Porto Nacional. Além da oferta de cursos diversos à comunidade de Porto Nacional, o projeto tem como meta principal a melhoria da formação inicial e continuada de alunos e egressos de Letras. Para isso, busca a excelência na formação crítica e reflexiva de futuros professores de línguas e literatura por meio da inserção dos graduandos e graduados em um ambiente de ensino e pesquisa sob a orientação direta dos professores do curso de Letras. O projeto possibilita que os alunos ministrem aulas na condição de monitores e desenvolvam pesquisa em suas próprias salas de aula, maximizando, dessa forma, suas experiências docentes e, também, seu envolvimento com a pesquisa na área da educação e ensino de línguas. Além das oportunidades para a melhor formação docente, são oferecidos cursos de extensão, palestras, minicursos, atividades culturais, ministrados por professores do Curso de Letras da UFT e de outras instituições de ensino superior, tanto à comunidade acadêmica, quanto à comunidade externa à UFT. Desde sua criação em 2010, 34 alunos de graduação já atuaram como professores/monitores no CECLLA e atualmente são mais de 350 alunos de Porto Nacional que são atendidos pelos cursos e palestras do CECLLA.

O Mestrado em Letras desenvolve o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que visa ao aperfeiçoamento dos alunos das licenciaturas para atuarem na rede pública de ensino. Promove discussões teóricas, críticas e reflexivas sobre formação de professores, bem como busca encontrar soluções para problemas no ensino de língua e literatura. O projeto aproxima as escolas públicas e a universidade, propiciando a melhoria na qualidade de ensino. Desde a implantação do projeto, em 2011, mais de 17 alunos participaram do programa, propiciando a formação docente dos alunos de licenciatura.

Projeto de Formação Continuada de Professores de Inglês da Rede Pública de Porto Nacional visa consolidar o conhecimento de Língua Inglesa dos professores que atuam em escolas públicas de Porto Nacional. O projeto oferece oficinas, minicursos e palestras a fim de aperfeiçoar o conhecimento de língua inglesa, bem como os conhecimentos de ensino de língua inglesa nas escolas públicas. Esse projeto tem como público-alvo professores que já atuam nas escolas públicas de Porto Nacional e da região centro-sul do estado. Através desses projetos de formação inicial e continuada de professores, o mestrado desenvolve também projetos de pesquisa atendam alunos e professores da rede pública.