Página inicial > PPGLetras > Projetos de Pesquisa > Linguística Aplicada > Ambientes Virtuais e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizado de Língua Inglesa: formação de professores

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Carvalho Capuchinho
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2014

Resumo:
Este projeto apresentai três abordagens teóricas da aprendizagem que podem auxiliar as experiências em ambientes virtuais e no uso de novas tecnologias da informação e comunicação para o ensino de língua inglesa: Conectivismo, Novos Letramentos e Ensino e a aprendizagem baseada em Tecnologias. As três têm como base criação e compartilhamento do conhecimento. Finalmente, o projeto analisa recursos digitais que podem nos ajudar a implementar as propostas discutidas. O aprendizado de língua estrangeira mediado por computador (CALL) em princípio baseava-se em exercícios de substituição, repetição e memorização visando um comportamento condicionado que levava ao aprendizado de estruturas básicas da língua. Posteriormente, passou-se a uma abordagem comunicativa com reconstrução textual, jogos didáticos, simulações gráficas e produção textual em que se privilegiam as funções comunicativas. Porém, a partir do advento da Internet 2.0, o computador passou a oferecer um ambiente integrativo mais amplo que um laboratório onde o aprendiz estaria exposto a práticas programadas. No novo ambiente o aprendiz interage com a língua alvo usando variadas ferramentas e com pessoas em qualquer parte, além de poder criar e compartilhar com outros usuários. A interconectividade das tecnologias digitais levou a uma série de novos termos para ensino e aprendizado de línguas, tais como Computer Assisted Learning; Web-based Learning; Online Learning; Distance Learning; E-Learning; Tandem Learning; MOOCs (Massive Open Online Courses); Mlearning (Mobile Learning). Programas governamentais federais e estaduais vêm sendo implantados há trinta anos na promoção da informática educativa e seu uso nos sistemas públicos de ensino do Brasil. No entanto, percebemos que apesar das NTIC terem chegado à escola pública e à população, muitas escolas e profissionais exploram pouco as potencialidades que esses recursos podem proporcionar. Cabe-nos observar como o universo digital transforma o acesso à informação, como também comportamentos e até mesmo as formas de pensar.