Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Parceiros

Labcidades/Neucidades

O Laboratório de Cidades (LabCidades) criado em 2017 é interdisciplinar e interinstitucional. Atualmente vinculado aos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito da Universidade Federal do Tocantins – UFT, tem como proposta se instituir como espaço para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão.

Dentro do seu campo de atuação integra atividades que interligam a comunidade acadêmica, a sociedade e o Poder público, na busca de resoluções viáveis para problemas locais estudados.

Reúne professores ligados a grupos de pesquisa - CNPq e experientes no seu campo de atuação. Alcança também, estudantes vinculados aos diversos programas institucionais de pesquisa e extensão (PIBIC/PIVIC/PIBEX).

Na sua consolidação local tem interagido com entidades e instituições locais, estaduais, nacionais e internacionais, bem como mantido produção acadêmica relevante, além de contribuir nas orientações acadêmicas em cursos de graduação e programas de pós-graduação.

Atualmente desenvolve por intermédio de seus membros projetos de pesquisa e extensão de relevância em âmbito institucional no sentido de promover o avanço do conhecimento área de cidades.

Laboratório de Geoprocessamento

No Laboratório de Geoprocessamento são desenvolvidas atividades relacionadas à Cartografia Digital, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Nele, a comunidade acadêmica e a comunidade externa têm aprendizado prático de geotecnologias diversas.

O laboratório apoia o desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão. Nele são ministradas aulas práticas e teóricas em ambiente digital e são realizadas atividades de processamento de dados e pesquisas por alunos e professores dos cursos de graduação de graduação e pós-graduação da Geografia e outros cursos da UFT.

Além disso, o laboratório é aberto à comunidade externa por meio de cursos de extensão, com destaque ao curso de ‘Introdução e aplicação do software QGIS na manipulação de dados espaciais’ que é realizado anualmente desde 2017, além de receber cursos e instrutores de outras instituições, com destaque à Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER) que ministrou cursos em 2018.

LEGEO/NEAB

NEAB possui como foco o ensino, a pesquisa e a extensão na área dos estudos afro-brasileiros, africanos e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos da História Africana e Cultura Afro Brasileira. O LEGEO tem por finalidade subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia, contribuindo para a formação dos alunos da licenciatura e para a consolidação do Curso de Geografia e da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional na área de licenciatura e formação de professores.

Observatório Popular de Saúde e Direitos Humanos

A construção desse espaço coletivo e voluntário se dá pela urgência de registrar as condições dos direitos humanos no contexto da pandemia de COVID-19, partindo do direito humano à saúde, para os demais direitos humanos, especialmente dos grupos historicamente vulnerabilizados, quais sejam: crianças e adolescentes; negras(os) e indígenas; camponesas(es) e quilombolas; mulheres; pessoas que vivem nas periferias urbanas; desaparecidas(os); em situação de rua; e privadas de liberdade. Ainda, consideramos necessário agregar as(os) profissionais que trabalham em serviços essenciais. 

No atual contexto de crise sanitária, econômica e social, agravado pela pandemia de COVID-19, os grupos vulnerabilizados seguem invisibilizados através dos dados e das políticas públicas, e toda a população tocantinense tem seu direito humano à saúde ameaçado pela ausência de transparência nos dados publicados, sobretudo a respeito de: (i) leitos disponíveis; (ii) testes realizados; (iii) critérios de saúde pública utilizados para embasar os planos de flexibilização do isolamento social. 

O OBSERVATÓRIO objetiva monitorar, sistematizar e disseminar informação qualificada sobre o quadro de implementação e respeito aos direitos humanos no estado do Tocantins, denunciando violências, violações, retrocessos e ameaças, assim como, emitindo recomendações às autoridades e à população. 

Comprometidas(os) com a importância de que todas(os) tenham seus direitos garantidos e que as instituições reconheçam como prioritária a vida de sua população, criamos e instalamos o presente OBSERVATÓRIO. Oportunidade na qual reafirmamos o comprometimento com a luta feminista, antirracista e anticapitalista; a defesa do direito à informação, da liberdade de expressão, da liberdade sexual e dos direitos reprodutivos; a luta pelos direitos das crianças e adolescentes, da população LGBT+, pelo direito à terra e território, pelos direitos de indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, pela soberania alimentar e por justiça socioambiental e climática. Todas, pautas irrenunciáveis. 

  • Movimento Estadual de Direitos Humanos 
  • Fórum Tocantinense Contra a Privatização da Saúde
  • Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Articulação Tocantinense de Agroecologia 
  • Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra 
  • Centro de Direitos Humanos de Palmas 
  • Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone 
  • Coletivo Feminista de Mulheres Negras do Estado do Tocantins - Ajunta Preta
  • Conselho Indigenista Missionário 
  • Associação Padre Josimo – Palmas – TO
  • Centro de Direitos Humanos de Araguaína
  • Centro de Direitos Humanos de Cristalândia/Regional
  • Centro de Direitos Humanos de Formoso do Araguaia
  • Centro de Direitos Humanos de Porto Nacional
  • Centro de Educação Popular – Palmas
  • Comissão Pastoral da Terra – CPT – Araguaina
  • Comsaúde- Porto Nacional
  • Fórum Estadual de Usuários do SUS – Palmas
  • Grupo de Consciência Negra –Enegrecer
  • Instituto de Cultura para Juventude Viração – Miracema
Fim do conteúdo da página