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UFT tem avaliação positiva em cursos do Reuni

Written by Virginia Magrin | Published: Friday, 28 September 2012 05:31 | Last Updated: Tuesday, 17 May 2022 13:48
Cinco cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins, criados em 2009 pelo Reuni (Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), passaram por uma avaliação regulatória de reconhecimento de curso realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), no mês de setembro deste ano.
 
Todos os cursos visitados tiveram uma avaliação positiva. Filosofia, Engenharia Elétrica e Língua Portuguesa ganharam a nota 4, de acordo com o relatório de avaliação, “um perfil muito bom de qualidade”. Biologia e Nutrição obtiveram nota 3. A pontuação máxima concedida a um curso é 5.
 
A avaliação levou em consideração os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente e as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Para tanto, três dimensões foram observadas: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura. Cada categoria é  pontuada com notas de 1 a 5, gerando uma média. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas.
 
Para a vice-reitora da UFT, Isabel Auler, o resultado da avaliação foi extremamente positiva e reflete o esforço institucional e da comunidade acadêmica na busca da construção de um projeto pedagógico de referência, da estruturação dos cursos e de qualificação docente.  Os relatórios disponibilizados pelo INEP permitirão aos colegiados estabelecer um plano de atuação do ponto de vista pedagógico e  estrutural do curso que muito contribuirá para a melhoria da qualidade do curso.
 
Além desse instrumento de avaliação in loco, que analisa as condições de oferta do ensino, os estudantes também serão avaliados por meio de outro instrumento: o Exame Nacional dos Estudantes (ENADE), que avalia o conhecimento agregado pelo estudante ao longo de sua trajetória curricular.
 
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