Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestras em Palmas e Araguaína abordam solidão e envelhecimento
Início do conteúdo da página

Palestras em Palmas e Araguaína abordam solidão e envelhecimento

Written by Bianca Zanella | Published: Monday, 15 April 2024 17:48 | Last Updated: Monday, 15 April 2024 17:48

Eventos fazem parte do calendário de ações do projeto de extensão Incubadora Social para Mulheres

A Incubadora Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove na próxima semana palestras em Palmas e Araguaína com o tema "A Solidão no Envelhecer", seguidas de roda de conversa. Em Palmas o evento será realizado na terça-feira, dia 16, às 8h30, na Escola Estadual Vila União. Em Araguaína a palestra terá lugar no miniauditório da UNITPAC, na quarta-feira, dia 17, às 17h. Os eventos terão certificado e incluirão apresentações de música e dança do grupo da Universidade da Maturidade (UMA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico ou diretamente nos locais. A palestrante convidada é a assistente social, professora e doutora em Ciência do Movimento Humano, Neila Osório, que é referência em educação de velhos e líder do projeto Universidade da Maturidade.

 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

"Algum tempo atrás um dos maiores problemas sociais era a obesidade, mas hoje, de acordo com relatórios recentes, o que mais está nos matando é a solidão. Por isso, falar e refletir sobre esse tema dentro da Universidade e com toda a sociedade é extremamente relevante, num mundo onde a tecnologia domina e nós não estamos mais sabendo conviver com outras pessoas, especialmente pessoas de diferentes gerações", destaca a professora e palestrante a respeito do tema a ser abordado, que em muitos casos ainda é considerado tabu. Segundo ela, a palestra não se destina apenas ao público mais velho, e sim a pessoas de todas as idades, ou porque convivem com pessoas idosas ou porque simplesmente precisam lidar com o próprio processo de envelhecimento: "a solidão interfere em todas as fases da vida, da infância à velhice, mas se intensifica com a idade. Crianças e jovens solitários tendem a sofrer mais com essa questão na fase adulta e na velhice", pontua ela.

As duas palestras fazem parte do calendário de ações do projeto de extensão Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social, que também inclui oficinas, minicursos e atendimentos psicossociais em grupos com equipes de psicólogos, assistentes sociais e terapeuta ocupacional. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou no Instagram @incubadorasocialuft.

Fim do conteúdo da página