Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inaugurada a Casa do Estudante do Câmpus de Miracema
Início do conteúdo da página
CONQUISTA

Inaugurada a Casa do Estudante do Câmpus de Miracema

Written by Yvana Felisbela e Samuel Lima | Published: Thursday, 11 April 2024 18:02 | Last Updated: Thursday, 11 April 2024 21:24

Com a presença de autoridades universitárias, estudantis e políticas de Miracema, foi inaugurada nesta quinta-feira, no Câmpus da UFT, unidade Warã, a Casa do Estudante Cícero Valdier Pereira. A Casa tem 426,43 metros quadrados, 16 quartos, banheiros femininos e masculinos, duas cozinhas mobiliadas com armários, fogões, geladeiras, lavanderia, espaço aberto com bancos, sofás, TV ,bebedouros. Todos os quartos estão equipados com armários, beliches e aparelhos de ar condicionado. A unidade tem capacidade para atender 60 estudantes em situação de vulnerabilidade, selecionados através de edital do Programa de Moradia Estudantil (PME). 

Participaram da solenidade de inauguração o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato; os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Kherlley Caxias Barbosa; e o de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Raphael Sanzio Pimenta; a diretora do Câmpus de Miracema, professora Kalina Lígia Almeida; a prefeita de Miracema, Camila Fernandes; José Carlos Alves, diretor regional de Educação de Miracema; e representantes dos discentes, Rodrigo Mamédio e Manoel Neto.

O reitor enfatizou a importância da obra para a permanência do estudante no ambiente acadêmico. "Hoje é um dia especial, uma conquista fantástica para o Câmpus e para os estudantes. Estamos quase fechando o ciclo de trabalho, garantindo nos câmpus da UFT, restaurantes e moradia estudantil. Parabéns à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, na pessoa do professor Kherlley, à equipe do Câmpus de Miracema, na pessoa da diretora Kalina Ligia, e também o movimento estudantil, os centros acadêmicos e todos que se envolveram nesse projeto da moradia estudantil", frisou. 

Para a diretora do Câmpus de Miracema, Kalina Ligia, a inauguração da Casa do Estudante "é um marco tanto para a UFT quanto para o nosso Câmpus. É um projeto não nosso, mas de gestões anteriores, de uma luta dos alunos por essa moradia e hoje está se concretizando. A Casa vai permitir as condições para que eles permaneçam e possam terminar seus cursos de uma forma mais tranquila", pontuou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Kherlley Caxias Barbosa, enfatizou que a UFT tem trabalhado para garantir não apenas o ingresso, mas também o tempo de permanência do aluno na instituição, "para que ele transcorra bem. Desde o primeiro dia em que ele entra na universidade até a conclusão do curso, tem todos os serviços que garantam a sua permanência: alimentação, moradia, programa na área de saúde, cultura, esporte. A moradia é um dos pilares. O acadêmico precisa comer bem, morar bem, ter um bom espaço de convivência para que ele aproveite, não só do ponto de vista científico, mas também do convívio humano com colegas, servidores e professores da melhor forma".

A acadêmica de Serviço Social, Mirrailly Cristina da Silva Ferreira, diz que a Casa representa a vitória de uma luta que vem de anos do movimento estudantil. "Hoje estamos aqui, graças ao movimento estudantil, porque lutou por esse direito", resumiu. 

 

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Miracema,Proest,Home
Fim do conteúdo da página