Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Artesania da UFT realiza ação coordenada de apresentação e debate do filme "Batismo de Sangue"
Início do conteúdo da página
arraias

Artesania da UFT realiza ação coordenada de apresentação e debate do filme "Batismo de Sangue"

Written by Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Published: Thursday, 14 March 2024 17:00 | Last Updated: Thursday, 14 March 2024 19:12

No último dia 12 de março, o Artesania, Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), localizado no Câmpus de Arraias, promoveu uma ação coordenada com a apresentação do filme "Batismo de Sangue" (2006), dirigido e produzido por Helvécio Ratton, baseado no livro de título homônimo de Frei Betto.

O filme, baseado em fatos reais, retrata a história de resistência dos frades dominicanos durante a ditadura militar no Brasil. Com um elenco potente, incluindo nomes como Cássio Gabus Mendes, Murilo Grossi, Caio Blat, Daniel de Oliveira, Ângelo Antônio, Léo Quintão e Odilon Esteves, a obra mostra o engajamento dos frades dominicanos em apoiar logisticamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, liderado por Carlos Marighella, enfrentando consequências brutais como prisões e torturas.

A apresentação e debate do filme foram conduzidos pelo ator Murilo Grossi, reconhecido por sua vasta experiência em cinema, teatro, novelas e locuções para rádio e TV. O evento marcou mais uma iniciativa do Artesania que, desde 2016, vem desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão, focados nos eixos de Direitos Humanos e suas interseccionalidades, além de Formação Profissional e Prática Pedagógica.

A ação contou com a coordenação das professoras Elisabete Ribeiro e Lenilda Perpétuo, ambas da UFT, juntamente com Lóry da Silveira Ribeiro da UFPel e o professor Leonardo Soares da UFT.

Artesania

O Artesania é um núcleo de pesquisa e extensão da UFT, no Câmpus Arraias, que realiza projetos de pesquisa e extensão desde o ano de 2016, contando com os eixos 1) Direitos Humanos e suas interseccionalidades e 2) Formação Profissional e Prática Pedagógica. O núcleo conta ainda, com um coletivo de professores dos cursos de Pedagogia, Turismo Patrimonial e Socioambiental e Educação do Campo e alunos da graduação.

Neste ano em que se completam 60 anos do golpe militar no Brasil, o Artesania reafirma seu compromisso em abordar a temática da ditadura militar e seus impactos. Reconhecendo a importância de resgatar e discutir este período histórico para evitar banalizações e promover a conscientização sobre as violações e os silenciamentos que ocorreram, o núcleo planeja realizar outras ações ao longo do ano para ampliar esse debate e promover a memória histórica. (Com informações de Leonardo Rodrigo Soares)

registrado em:
marcador(es): Arraias,Home
Fim do conteúdo da página