Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Bibliotecário é comemorado nesta terça-feira (12)
Início do conteúdo da página
DATA COMEMORATIVA

Dia do Bibliotecário é comemorado nesta terça-feira (12)

Written by Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 12 March 2024 11:15 | Last Updated: Tuesday, 12 March 2024 15:06

Você já parou para pensar no mundo por trás dos livros e da organização do conhecimento? Nesta terça-feira, 12 de março, comemora-se o dia daquele que se dedica à catalogação, classificação e disponibilização de uma ampla gama de materiais: o bibliotecário.

Além de promover o acesso democrático à informação, esse profissional está presente desde a educação básica e impacta positivamente o desenvolvimento educacional e cultural, fortalecendo laços comunitários e acadêmicos.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta com 12 bibliotecários que cuidam dos 70.482 títulos disponíveis distribuídos nas bibliotecas dos cinco câmpus da instituição. 

Equipe de bibliotecários Sisbib/UFT

Para Emanuele Pimentel, coordenadora do Sistema de Bibliotecas (Sisbib) da UFT, a paixão pela Biblioteconomia foi despertada ainda na adolescência, quando visitava a biblioteca pública de sua cidade. “Na época, não tínhamos a facilidade de acesso à internet que temos hoje, então, recorríamos às obras físicas e sempre havia um bibliotecário para me auxiliar na localização da informação que eu procurava”, lembra.

Emanuele Pimentel na biblioteca pública Arthur Viana, em Belém do Pará

“Recentemente revisitei a biblioteca e me encheu de emoção, com as memórias pulsando forte! Pois aquele lugar impactou diretamente na minha vida, ou seja, em minha escolha profissional. Sou bibliotecária com muito orgulho!”, pontua Emanuele.

A atuação dos bibliotecários não se limita apenas às bibliotecas físicas, estendendo-se ao ambiente digital, onde gerenciam recursos eletrônicos e facilitam a consulta rápida e eficaz - um exemplo disso é o acervo digital da UFT.

Saiba como emitir a carteirinha da biblioteca.

Celebração

Para comemorar a data, servidores da UFT participarão de um evento unificado aberto a todos os bibliotecários do estado, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), das 08h às 13h. Os interessados podem realizar a inscrição aqui.

Confira a programação completa:

 

registrado em:
marcador(es): Biblioteca,Home
Fim do conteúdo da página