Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Filosofia promove evento em homenagem ao centenário de César Lattes em parceria com outras Universidades
Início do conteúdo da página
Filosofia

Curso de Filosofia promove evento em homenagem ao centenário de César Lattes em parceria com outras Universidades

Written by Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Published: Monday, 11 March 2024 15:12 | Last Updated: Monday, 11 March 2024 16:54

O curso de Filosofia da UFT, Câmpus de Palmas, promove a "I Semana Interinstitucional de Filosofia das Ciências Física: uma Homenagem ao Centenário de César Lattes" em parceria com professores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

O evento ocorre do dia 4 ao dia 6 de novembro e o prazo para submissão de resumo para as mesas de Comunicação Orais é até o dia 5 de outubro. Para se inscrever, basta acessar o link a seguir (clique aqui).

Sobre o evento

A iniciativa para o evento é do professor Eduardo Simões, do colegiado de Filosofia, que foi influenciado por colegas em 2023: “Trata-se de uma ideia que surgiu a partir da realização da ‘I Semana Tocantinense de Filosofia da Física e da Cosmologia’, organizada pelo grupo de pesquisa ‘Lógica, Linguagem e Ciência’ da UFT, quando colegas da UnB e da UERJ sugeriram ampliar as fronteiras locais do evento e transformá-lo em um movimento interinstitucional nacional”, disse.

O professor conta ainda que a UFT assumirá o protagonismo da organização, sendo que as versões posteriores ocorrerão em outras universidades brasileiras: "os próximos eventos nesta linha contarão com o apoio do ‘GT Filosofia das Ciências Físicas’ da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), do qual sou coordenador", explicou Eduardo Simões.

Esse evento, em seu primeiro encontro, terá como marco a celebração do centenário de nascimento do maior cientista brasileiro, indicado sete vezes ao Prêmio Nobel de Física, César Lattes. Nele, estudantes e pesquisadores da Filosofia, da Física e de áreas afins, se reunirão em Palmas para discutir as contribuições dadas por ele à Ciência e à Filosofia da Física de Partículas.

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Filosofia,unb,uerj
Fim do conteúdo da página