Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional retorna às atividades de 2024
Início do conteúdo da página
extensão

Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional retorna às atividades de 2024

Written by Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Published: Monday, 04 March 2024 12:23 | Last Updated: Monday, 04 March 2024 15:15

O Centro Histórico de Porto Nacional é uma das localidades mais bonitas do Tocantins. Imagina fazer o passeio pela região acompanhado de uma equipe bem informada sobre o local? Essa é a proposta do projeto de extensão Roteiro Geo-turístico, que retoma as atividades neste ano de 2024.

Durante essas excursões, os participantes visitam locais significativos, como a Catedral Nossa Senhora das Mercês, o Museu Histórico Municipal, o Seminário São José, além de percorrer ruas e edificações que representam lugares de memória e integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Porto Nacional.

Programação

O retorno das atividades inclui uma programação especial para comemorar os 10 anos do Roteiro. Com a volta às aulas na Universidade Federal do Tocantins (UFT/Campus de Porto Nacional), durante a semana de acolhimento aos estudantes ingressantes ocorrerão duas aulas-passeio, conforme a programação:

Haverá ônibus com saída do Câmpus da UFT e destino à Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Para 2024, foram criadas algumas orientações básicas no intuito de aprimorar o recebimento das instituições escolares, incluindo definições de número mínimo e máximo de participantes e o Termo de Autorização de Uso de Imagens e Vídeos para todos que participarem das aulas-passeio. Além disso, a realização de ações sociais em projetos vinculados direta ou indiretamente ao Programa de Extensão darão incremento às atividades.

Após as aulas-passeio a equipe de extensionistas solicita aos participantes que preencham o formulário de avaliação da ação de extensão disponível como link do Google Forms. Esta avaliação é utilizada para que a equipe sempre reflita sobre sua atuação e planeje novas ações e/ou projetos. A equipe do Roteiro Geoturístico convida estudantes da graduação e da pós-graduação para ingressarem como voluntários neste Programa de Extensão, uma forma de aprender e crescer na vida acadêmica. Os interessados podem entrar em contato pessoalmente com a equipe ou agendar uma reunião pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

O Roteiro é vinculado ao Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Reconhecimento

Ao longo do ano de 2023, aproximadamente 2.194 pessoas participaram do Roteiro Geo-Turístico, indicando o impacto positivo que o roteiro tem na promoção do turismo local, na preservação do patrimônio histórico e cultural, na educação patrimonial e na criação de experiências enriquecedoras para os participantes.

O Programa foi divulgado para pesquisadores, estudantes e demais interessados no III Encontro da Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita), que aconteceu na cidade de Cuernavaca/México, no dia 30 de Janeiro . Neste evento, a professora Rosane Balsan realizou a palestra “Turismo e educação patrimonial na Amazônia Legal: o roteiro turístico no centro histórico de Porto Nacional - TO”, proporcionando visibilidade internacional ao Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional.

Vale destacar a publicação de um artigo na Revista Anpege, intitulado "Turismo acessível para os surdos: uma experiência no Projeto Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional-TO", fruto de uma colaboração com a Professora Gabriela Otaviani. O artigo pode ser acessado aqui.

Outra conquista notável é que o Programa recebeu menção honrosa no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação com a apresentação do trabalho “Programa de Extensão: o Roteiro Geo-Turístico do Centro Histórico de Porto Nacional”, pelo prof. Dr. César Evangelista Fernandes Bressanin, pesquisador do Neucidades e extensionista do programa.

Para acompanhar, seguir e curtir o Programa de Extensão do Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional nossas redes sociais, veja: @roteiropn (Instagram), roteirogeo-turisticodeport6242 (You tube), Roteiro Geoturístico de Porto Nacional (Facebook).

Fim do conteúdo da página