Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrando e professora da UFT recebem destaque nacional com o Prêmio CFA Guerreiro Ramos
Início do conteúdo da página
reconhecimento

Mestrando e professora da UFT recebem destaque nacional com o Prêmio CFA Guerreiro Ramos

Written by Virgínia Magrin | Revisão e edição: Gihane Scaravonatti | Published: Thursday, 18 January 2024 09:01 | Last Updated: Friday, 19 January 2024 16:21

A professora Patricia Medina e o mestrando Vinícius Fernandes Barboza, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estão sendo reconhecidos nacionalmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA) por suas contribuições inovadoras na área de Administração. A premiação em questão é o Prêmio CFA Guerreiro Ramos – Edição 2023, que destacou o trabalho intitulado "Análise e Desenvolvimento de Sistemática de Avaliação da Efetividade dos Cursos de Capacitação realizados pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) na busca pela melhoria da prestação jurisdicional e garantia dos direitos humanos" do mestrando, com coautoria da professora.

O Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), em plenária com seus conselheiros na tarde desta quarta-feira (17), entregou o certificado e troféu da premiação à Vinicius e Patricia. O presidente do CRA-TO, Anderson Luiz Justino, destacou a importância desse prêmio em aproximar o conselho da universidade e dos profissionais de administração. “Esse prêmio mostra a força do administrador, o quanto Vinicius teve a expertise de construir esse projeto junto com a professora Patrícia, que foi muito importante essa união deles, fortalecendo mais ainda a classe. Por isso a gente faz questão de trazer para a nossa plenária o prêmio, para mostrar o profissional administrador e sua importância para a sociedade”, ressalta Justino.

Foto: Virgínia MagrinFoto: Virgínia Magrin

O trabalho alcançou o segundo lugar na categoria de Práticas Inovadoras, revelando-se como uma pesquisa de perspectiva propositiva desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT, em cooperação com a ESMAT. A professora Patrícia conta que Vinícius, que também é egresso do curso de Administração da UFT, desempenhou um papel fundamental como aluno do programa, propondo soluções inovadoras para aprimorar os cursos de capacitação oferecidos pela instituição.

Pesquisa

A pesquisa-interventiva teve como ponto de partida a análise do modelo aplicado pela ESMAT, conduzida a partir da metodologia de estudo de caso. O embasamento teórico incluiu conceitos de Donald Kirkpatrick, o Modelo de Avaliação Integrativo e Somativo (MAIS), o Modelo de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho (IMPACT) e o Modelo Integrado de Avaliação e Efetividade de Treinamento (IMTEE), todos adaptados à realidade da Escola Superior da Magistratura Tocantinense.

O novo modelo proposto pela pesquisa avalia desde o conhecimento prévio do aluno sobre a temática até questões ambientais, estruturais e de suporte, além de analisar a percepção do aluno diante do curso e questões sobre o comportamento no cargo pós-treinamento e a transferência de aprendizagem. A implementação do modelo sugere a reestruturação do atual processo de análise, com a criação de uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA), visando avaliar procedimentalmente os resultados por meio de indicadores. Essa abordagem proporcionará uma melhoria contínua nos processos de capacitação de magistrados, servidores e do público em geral pela ESMAT.

Para Barboza, o prêmio representa a possibilidade de mostrar aos administrados o trabalho que ele realiza e que todos podem também contribuir para administração pública e privada. ”Muitas vezes desenvolvemos trabalho que fica ali na instituição e ninguém mais conhece, sem a possibilidade de ser replicado em outras instituições. Participar de premiações como essa permite esta troca, porque a metodologia desenvolvida por nós pode ser replicada em qualquer instituição de ensino, e a possibilidade de replicar este trabalho é o que me cativa”, afimou o premiado. Patricia Medina deixa um conselho: “Façam uma carreira como o Vinicius, tenham sucesso, divulguem as ações que vocês fazem, para terem a alegria que estamos tendo no dia de hoje”.

Os premiados

Vinicius Barboza, além de egresso do curso de Administração da UFT, desempenha um papel crucial na ESMAT, atuando na gestão da qualidade como Representante da Direção para o sistema de gestão ISO 9001 desde 2015.

A Dra. Patricia Medina, orientadora da pesquisa, é professora da UFT desde 2003 no curso de Pedagogia e do Mestrado em Prestação Jurisdicional desde 2014. A pesquisa foi avaliada internamente pelos professores Lia Almeida e Delson Henrique Gomes, do curso de Administração da UFT, e externamente pela Dra. Gardênia Abbad da UnB e Dr. Thel Augusto Monteiro da PUC Campinas.

O Prêmio

O Prêmio CFA Guerreiro Ramos tem como objetivo reconhecer profissionais e acadêmicos da Administração pelo mérito alcançado em virtude do desenvolvimento de trabalhos que caracterizem práticas inovadoras ou pesquisas científicas capazes de transformar e melhorar continuamente a Administração Pública brasileira.

Através desse prêmio o Conselho Federal de Administração busca incentivar a inovação na gestão pública premiando Profissionais de Administração e Acadêmicos através das categorias Práticas Inovadoras e Pesquisa Científica, respectivamente.

registrado em:
marcador(es): Palmas,PPGPJDH,Home
Fim do conteúdo da página