Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFT propõem criação de uma Unidade de Conservação no Tocantins
Início do conteúdo da página
inovação

Alunos da UFT propõem criação de uma Unidade de Conservação no Tocantins

Written by Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 19 December 2023 11:48 | Last Updated: Tuesday, 19 December 2023 17:51

UFT inova com disciplina exclusiva sobre Unidades de Conservação e estudantes de Engenharia Ambiental propõe a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na região do Cânion Encantado, em Almas-TO

Em uma abordagem inovadora e rara no cenário acadêmico brasileiro, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) se destaca ao oferecer uma disciplina específica sobre "Manejo e Caracterização de Unidades de Conservação" no curso de Engenharia Ambiental. Esta iniciativa culminou na criação de um projeto: a proposta de criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na região do Cânion Encantado, em Almas-TO, desenvolvida pelos estudantes como produto final avaliativo da disciplina.

Por meio de trabalhos aplicados como este, a universidade demonstra seu compromisso não apenas com a educação, mas também com a atuação prática dos alunos em questões fundamentais para o estado, como é a proteção da vida no Cerrado, formando profissionais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade.



Para o professor e orientador do projeto, Wallace Lopes, o feito é motivo de orgulho: "Estamos extremamente orgulhosos de ser um dos poucos cursos no Brasil com uma disciplina dedicada exclusivamente ao estudo de unidades de conservação. Este projeto de criação de uma RPPN no Cânion Encantado é um reflexo direto da profundidade e da aplicabilidade prática que a disciplina oferece aos nossos estudantes, os preparando para enfrentar e resolver problemas reais e urgentes".

A acadêmica Nadylla Menezes, conta que que para ela foi incrível a oportunidade de estudar sobre unidades de conservação, na teoria e na prática, de forma tão aprofundada. “A experiência prática que ganhamos durante as aulas de campo e ao trabalhar no projeto do Cânion Encantado nos deu uma visão real sobre o impacto que podemos ter na conservação ambiental. Vemos claramente que se trata apenas de um trabalho acadêmico; é uma contribuição efetiva nossa para proteger um dos ecossistemas mais belos do Brasil", comemora a futura engenheira ambiental.

O proprietário do Cânion Encantado, Diego Batistella, está animado com o trabalho desenvolvido pelo grupo: "O documento elaborado pelos alunos da UFT certamente é um marco fundamental para o processo de criação da RPPN Cânion Encantado. Essa colaboração entre a universidade e a comunidade local mostra como a academia e a iniciativa privada podem se unir em prol da conservação ambiental e do uso sustentável dos nossos recursos naturais. O Cânion Encantado é importante para a comunidade local e merece ser preservado, e este documento é um passo importante para garantir sua proteção a longo prazo".

A iniciativa da UFT reforça o papel da universidade como um agente de mudança ativo na promoção do desenvolvimento sustentável e na conservação do Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do país. Através de projetos como este, a UFT demonstra seu comprometimento com a formação acadêmica e com a aplicação prática do conhecimento para enfrentar desafios ambientais do Tocantins. (Com informações e colaboração de Wallace Lopes).

registrado em:
Fim do conteúdo da página