Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Saberes Capoeira ocorre em novembro no Câmpus de Porto Nacional
Início do conteúdo da página
extensão

Encontro de Saberes Capoeira ocorre em novembro no Câmpus de Porto Nacional

Written by Daniel dos Santos | Com informações de Suiá Omim | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 17 November 2023 17:03 | Last Updated: Monday, 20 November 2023 10:47

No mês de novembro, o Câmpus de Porto Nacional recebe o primeiro Encontro de Saberes Capoeira, entre os dias 06 e 22. A atividade é ministrada pelo Mestre Timbal e pela professora Princesa. A realização é uma parceria do curso de Ciências Sociais e o Projeto de Inovação Pedagógica de Ciências Sociais (PIP Ciências Sociais), com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O evento está ocorrendo na sala 108 do Bloco X.

A professora anfitriã pela UFT é a Suiá Omim, que também é coordenadora do PIP Ciências Sociais e explica a importância da atividade. "Temos uma disciplina de capoeira com um mestre que atua há mais de 35 anos na cidade de Porto Nacional, tendo formado vários outros mestres no estado do Tocantins. O principal objetivo do encontro de saberes é fundamentar experiências para uma universidade multi-epistêmica e antirrascista. Afinal, como nos lembra Grada Kilomba, em Memórias de Plantação: 'a academia não é um espaço neutro, nem tampouco simplesmente um espaço de conhecimento e sabedoria, de ciência e erudição, é também um espaço de violência'”.

Para além da disciplina que ocorre de forma modular ao longo de três módulos, os professores do Encontro de Saberes irão compor a mesa de abertura da Semana da Consciência Negra de Porto Nacional (organizada pelo Neab), no dia 20, às 15h. A roda de capoeira irá celebrar a resistência cotidiana dos povos afro-brasileiros.

Histórico

O Encontro de Saberes é um programa criado pelo antropólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB), José Jorge de Carvalho. Mais de 15 universidades no Brasil já realizaram ações de inclusão mestras e mestres dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das casas de religião de matriz africana, e das culturas populares como protagonistas de cursos e disciplinas voltados para estudantes universitários.

Após longos anos de trabalho, em maio de 2023, a UFT realizou sua primeira disciplina do Encontro de Saberes, no Câmpus de Palmas, com a Mestra Felisberta Pereira.

Fim do conteúdo da página