Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laten promove ação de conscientização no Dia Mundial do Diabetes
Início do conteúdo da página
Nutrição

Laten promove ação de conscientização no Dia Mundial do Diabetes

Written by Thiago Feitosa e Vanessa Sabino | Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 14 November 2023 19:44 | Last Updated: Thursday, 16 November 2023 16:50

Nesta terça-feira (14), ocorre o projeto Em Paz com Diabetes. A programação é gratuita e realizada pela primeira liga do curso de Nutrição — Liga de Terapia Nutricional (Laten), em parceria com a Lions Clube de Palmas - Jalapão; e Hospital de Olhos Yano, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. A programação ocorre no Centro de Práticas Integrativas Complementares da UFT (Cepic), localizado no térreo do Câmpus de Palmas, das 10 às 12h, e segue na parte da tarde, das 14 às 17h.

A presidente da  Laten, Thamyrys Ribeiro, conta que muitas pessoas foram atendidas no decorrer do dia e que o serviço mais buscado foi o de aferir a pressão ocular para saber a relação dela com diabetes. “Nosso fluxo foi muito intenso! Nós recebemos muitas pessoas para fazer aferição de pressão ocular, pressão arterial, receber orientações nutricionais, orientações também sobre a leitura de rótulos e a gente acredita que essa ação impacta muito a vida das pessoas”, comenta.

A programação conta com aferição antropométrica, orientações nutricionais a respeito do diabetes, aferição da pressão ocular, ministração de oficina sobre leitura de rótulos e aferição de pressão arterial.

Segundo a coordenadora da Laten, professora Araída Dias, a ação tem sua importância porque o diabetes é uma doença crônica que afeta a quase 17 milhões de adultos no Brasil, de acordo com dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

“Nós temos que trabalhar a prevenção e o controle do diabetes. Para ser controlado e evitar complicações que têm um impacto direto na qualidade de vida, o paciente precisa fazer acompanhamento médico, aderir a uma dieta, atividade física e acompanhamento nutricional para definir quais são os alimentos, os tipos, as quantidades, e os horários que ele deve se alimentar ou não. Então nós temos um tripé para fazer o controle da glicemia do paciente. Com esse tripé, é possível controlar a glicemia e evitar as complicações em decorrência do diabetes”, explica Professora Araída.

 

registrado em:
marcador(es): Nutrição,Home,laten
Fim do conteúdo da página