Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Ambiental da UFT mergulham na prática do manejo sustentável no Jalapão
Início do conteúdo da página
iniciativa

Alunos de Engenharia Ambiental da UFT mergulham na prática do manejo sustentável no Jalapão

Written by Edição: Virgínia Magrin | Com informações de Wallace Lopes | Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 14 November 2023 08:55 | Last Updated: Tuesday, 14 November 2023 09:59

Aula de campo revela a riqueza e desafios das Unidades de Conservação no Jalapão

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), recentemente, proporcionou aos alunos do curso de Engenharia Ambiental uma experiência educacional única. Sob a orientação do professor Wallace Lopes, professor convidado da UFT e pesquisador da UnB, a turma da disciplina Caracterização e Manejo em Unidades de Conservação embarcou em uma jornada de aprendizado prático e imersivo pelo Jalapão.

A jornada começou com uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão. Ponto de parada obrigatório para quem vai ao Jalapão, este local proporcionou aos alunos a oportunidade de revisar conceitos sobre as categorias de unidades de conservação, oferecendo uma visão prática sobre a importância da preservação de locais com relevante beleza cênica, mesmo quando situados em áreas privadas.

Em seguida, o grupo visitou o Fervedouro Belavista, em São Félix do Tocantins, um dos mais procurados do Jalapão. Lá, os estudantes puderam ter insights sobre o turismo sustentável e como ele pode beneficiar tanto a conservação ambiental quanto a economia local.

Farinhada de jatobá do Zé Mininim

O ponto alto da viagem foi a participação na tradicional farinhada de jatobá do Seu Zé Mininim, a convite da supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes. Esta experiência imersiva permitiu que os alunos vivessem de perto o extrativismo sustentável e a gestão socioambiental em ação, “um conhecimento crucial para qualquer futuro engenheiro ambiental”, explicou Wallace.

“Participar da farinhada de jatobá não é apenas aprender sobre a produção de um alimento local; é uma imersão na cultura, na economia local, e nos esforços de conservação ambiental da região. É uma experiência enriquecedora que complementa a formação acadêmica dos nossos alunos, preparando-os para serem profissionais mais conscientes e engajados com as realidades ambientais e comunitárias”, enfatiza o professor.

Os alunos tiveram também o privilégio de conhecer as comunidades quilombolas do Prata e Mumbuca, aprendendo um pouco sobre seus modos de vida e a importância deles na conservação das UCs. Por fim, fizeram a visita técnica às Dunas do Jalapão, sob gestão do Naturatins, o que proporcionou uma visão crítica sobre a importância do controle de impactos ambientais na visitação pública em UCs de proteção integral. Para Wallace, “essa experiência sublinhou a necessidade de um equilíbrio cuidadoso entre a conservação e o acesso público às belezas naturais”.

Ao longo da aula de campo, os futuros engenheiros ambientais foram expostos a uma ampla gama de conhecimentos e práticas. A experiência não só reforçou  seu aprendizado teórico, mas também  lhes deu uma apreciação mais profunda da complexidade e importância do manejo e conservação ambiental.

"A interação direta com esses ambientes e comunidades oferece aos nossos alunos uma compreensão mais rica e uma perspectiva prática sobre o que significa ser um engenheiro ambiental no mundo real", destaca o professor Wallace Lopes. "Essas experiências são fundamentais para moldar profissionais mais capacitados, prontos para enfrentar os desafios ambientais do futuro,com uma perspectiva prática e informada”, finaliza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página