Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de pesquisa e extensão da UFT promove aulas-passeio pela arquitetura, história e cultura de Porto Nacional
Início do conteúdo da página
roteiro geo-turístico

Projeto de pesquisa e extensão da UFT promove aulas-passeio pela arquitetura, história e cultura de Porto Nacional

Written by Gihane Scaravonatti | Published: Friday, 13 October 2023 18:55 | Last Updated: Thursday, 16 November 2023 13:48

 

Uma ideia inspiradora vinda do Pará; outra, do Rio de Janeiro: foi assim que, há quase uma década, a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rosane Balsan, implementou, na instituição, o Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional. O projeto de pesquisa e extensão da UFT promove, sobretudo, aulas-passeio pelo centro histórico da cidade, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008.

"O projeto nasceu inspirado no roteiro geo-turístico de Belém do Pará, coordenado pela professora Maria Goretti, e no roteiro geográfico do Rio, do professor João Baptista de Mello, em memória. Eu fui nos dois roteiros, fiz os trajetos e me encantei pelas propostas", conta Rosane, que é docente do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), no Câmpus de Porto Nacional. 

A partir dessas experiências, a professora Rosane decidiu elaborar um projeto semelhante para o Tocantins, mas para ser implementado no interior, em Porto Nacional, município distante a cerca de 60km da capital Palmas e com população em torno de 50 mil habitantes.

"É um trabalho de turismo pedagógico, um turismo educacional sem fins lucrativos, voltado para escolas e comunidade, em geral, onde percorremos, a pé, as ruas e edificações do centro histórico do município, conhecendo aspectos de sua história, da geografia, arte, religião, arquitetura...", explica Rosane.

Ao todo, são 17 os pontos atualmente inclusos no roteiro, que chega a receber até duas visitas por semana, principalmente de estudantes do ensino básico e superior - e vindos, inclusive, de outros estados. No primeiro semestre deste ano, o projeto teve atendimento recorde, tendo recebido mais de mil participantes.

Diversidade e inclusão no Roteiro

Desde dezembro de 2021, o Roteiro Geo-Turístico conta com folder informativo também traduzido em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O folder foi produzido a partir de recursos do prêmio da Lei Aldir Blanc e de edital da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, em parceria com o curso de Letras-Libras do Câmpus de Porto Nacional. O material foi desenvolvido pela professora Gabriela Otaviani e pelo bolsista Paulo César Ferreira Guimarães, com o intuito de trazer inclusão e acessibilidade para a comunidade surda.

O folder em português já está na terceira versão, revisado e ampliado, conta a professora Rosane. O folder em inglês foi realizado com o apoio da professora Adriana Capuchinho, do curso de Letras-Inglês do Câmpus, em que a docente fez a tradução do material.

"O material, tanto em língua de sinais quanto em inglês, foi pensado justamente na inclusão das pessoas, da comunidade surda e mesmo num possível interesse de turistas estrangeiros pelo nosso roteiro. Porto Nacional está na rota que vai para a principal região turística do Tocantins, que é o Jalapão. Mas é um material, num todo, pensado também para os próprios cursos do Câmpus de Porto Nacional. Temos Letras-Libras, Letras-Inglês....", detalha a coordenadora do projeto. "Recentemente, uma escola de Palmas, por exemplo, solicitou o folder em inglês, pois queria trabalhar o material em sala de aula, nas aulas de inglês e, em seguida, fazer a aula-passeio em Porto Nacional; isso foi muito gratificante. Numa outra ocasião, ao recebermos uma turma de alunos, não saberíamos que, entre eles, teríamos um aluno surdo. Já tínhamos o folder em Libras e o entregamos a este aluno, que ficou extremamente comovido e nós, claro, também!", conta.


 

Livro: baixe gratuitamente!

Em 2021, o projeto lançou um livro, divulgando a produção científica de seus colaboradores - em sua maioria, professores pesquisadores da UFT. A coletânea proporciona aos leitores uma visão sobre as experiências no aspecto da extensão, pesquisa e ensino do Roteiro Geo-Turístico e assuntos relacionados à cidade de Porto Nacional.

"No período da pandemia, propusemos uma serie de lives na área do patrimônio cultural, especialmente sobre a preservação do patrimônio de Porto Nacional. Nesses encontros virtuais, os palestrantes eram convidados a entregar um texto, de uma a três páginas, sobre o assunto. Concorremos a uma premiação institucional em extensão e, contemplados por este edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), nós convidamos aqueles palestrantes, que são pesquisadores, ativistas culturais, professores, estudantes, a ampliarem conosco seus textos, de modo a termos uma coletânea", relata Rosane Balsan. 

O livro Roteiro Geo-Turístico e Porto Nacional: reflexões de ensino, pesquisa e extensão (EdUFT, 2021), traz capítulos que abordam, por exemplo, particularidades como a arquitetura, a arte e aspectos históricos sobre o surgimento de Porto Nacional, que teve os primórdios de sua fundação no então chamado Arraial do Pontal - um dos relatos contidos na obra.

Clique AQUI e baixe a obra de forma gratuita.

Roteiro na pesquisa

O projeto Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional também é inspiração para pesquisas de pós-graduação na UFT - tanto no PPGG quanto em programas de outras áreas. 

Neste trabalho de mestrado, por exemplo, o pesquisador Laíres José Gonçalves da Silva Ribeiro observa as contribuições do projeto Geo-Turístico de Porto Nacional para a educação patrimonial das pessoas, por meio do turismo cultural. "É uma possibilidade de experiência transformadora de ensino, proporcionando aos alunos conhecimentos diversos, socioculturais e ambientais, além de contribuir para a melhoria e desenvolvimento da cidadania. Os lugares são entendidos como espaços importantes e carregados de significado, que são desenvolvidos por aqueles que residem ou visitam. Geografia e turismo, duas áreas de estudo, entrelaçam-se enquanto interpretações possíveis de reproduzir o imaginário da realidade, construindo-se e dando sentido", afirma o pesquisador, em seu trabalho. 

Em outro trabalho de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), o acadêmico Genias Brandão de Alencar desenvolveu um aplicativo que possibilita visitas virtuais, em 3D, a pontos turísticos históricos de Porto Nacional.  Para saber mais detalhes sobre este trabalho - o GeoPorTOur -, clique AQUI

"Também tivemos uma pesquisa de mestrado em que foram elaborados mapas mentais a partir da percepção de ex monitores sobre o projeto, em que eles observam e analisam o Roteiro Geo-Turístico e seus pontos. Entre os trabalhos de iniciação científica que abordam o Roteiro, destaco um - premiado na própria UFT e fora dela, na Universidade Federal do Goiás - em que a acadêmica levantou o perfil de visitantes nos hotéis em Porto Nacional, dialogando com a questão do turismo patrimonial", frisa Rosana Balsan.

Saiba mais

Para conhecer mais sobre as atividades do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, você pode seguir o projeto no Instagram ou no Facebook.

"O projeto se destaca pelo fato contribuir na preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro e, especialmente, na educação patrimonial, principalmente com as crianças do Ensino Fundamental, que serão também transmissoras desse conhecimento para as futuras gerações", afirma a coordenadora da iniciativa.

ENANPEGE no Roteiro

Nesta quarta-feira (11), um grupo com cerca de 300 pesquisadores, entre os 1500 participantes do XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), que ocorreu no Câmpus de Palmas de 09 a 13 de outubro, integraram uma aula-passeio do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional. Confira como foi:

Sobre a Sexta com Ciência

Sexta com Ciência é uma seção especial de divulgação científica da UFT, numa parceria entre a Propesq e a Sucom.Sexta com Ciência é uma seção especial de divulgação científica, para você que quer conhecer mais sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da UFT, nas mais diversas áreas do conhecimento. Acesse todas as matérias AQUI!

Esta seção semanal é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) com a Superintendência de Comunicação (Sucom), em prol da disseminação e popularização da Ciência.

Fique ligado: toda sexta-feira - no portal e redes sociais da UFT - é dia de Sexta com Ciência!

Fim do conteúdo da página