Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Agrônomo: os Guardiões da Agricultura
Início do conteúdo da página
12 de outubro

Dia do Agrônomo: os Guardiões da Agricultura

Written by Daniel dos Santos | Published: Thursday, 12 October 2023 16:00 | Last Updated: Thursday, 12 October 2023 16:30

Hoje, 12 de outubro, é uma data especial para celebrar os agrônomos, profissionais essenciais na agricultura. O Dia do Agrônomo homenageia esses especialistas em cultivo, cujo trabalho é vital para a produção de alimentos e o desenvolvimento sustentável no Brasil. Nesta ocasião, compartilhamos a inspiradora história de Regina Silva, carinhosamente conhecida como Regininha.

Uma Jornada Inspiradora

Regininha está cursando o 9º período de Agronomia na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi, mas sua jornada para chegar até aqui é digna de admiração. Ela é natural de Abreulândia-TO e mudou-se para Gurupi há quatro anos para seguir seu sonho de cursar Agronomia.

Vinda de origens humildes, Regininha sempre foi incentivada por seus pais a estudar. Seu maior objetivo era mudar a realidade de vida de sua família, proporcionando-lhes um plano de saúde e auxílio financeiro para que pudessem se aposentar. Ela acreditava que a realização desse sonho seria possível por meio da educação. No final do segundo ano do ensino médio, Regininha procurou aconselhamento de uma querida professora, que a orientou a buscar uma universidade federal, onde os custos seriam reduzidos. Foi assim que ela descobriu a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e decidiu que seu futuro estava aqui.

A escolha da Agronomia veio por afinidade, influenciada pelo fato de seus pais serem lavradores e por sua experiência de vida na zona rural. No entanto, o caminho para ingressar na UFT não foi fácil. Após prestar o vestibular, Regininha ficou na lista de suplentes. Sem condições financeiras para um cursinho pré-vestibular, ela buscou alternativas. Felizmente, a UFT em Gurupi ofereceu um cursinho pré-vestibular para alunos de baixa renda naquele mesmo ano (2019).

Com o apoio de seus pais, Regininha enfrentou o desafio e completou o cursinho em quatro meses. Em maio, prestou o vestibular para o curso de Agronomia e, em julho, recebeu a notícia de que havia sido aprovada. Atualmente, ela está no 9º período do curso e é apaixonada por tudo o que já aprendeu. Regininha destaca a oportunidade de aprender com um corpo docente repleto de doutores que a instruíram de maneira excepcional.

Transformação e Oportunidades

A jornada de Regininha na Agronomia tem sido transformadora. “Aqui tive a oportunidade de me entregar por inteiro ao ambiente estudantil, participei de entidade acadêmica, projetos sociais, grupo de pesquisa, fiz excelentes amizades, e sempre tive a oportunidade ter o apoio e o direcionamento dos professores do curso, que são muito acessíveis. Durante esse percurso tive diversos desafios e aflições, mas uma característica importante de Agrônomo é saber lidar com qualquer situação, pois assim como os fatores climáticos a profissão é uma caixa de surpresa, e temos que estar sempre preparados e com a solução à postos”. Prestes a se formar, ela já trabalha na área e faz parte da equipe responsável pelo administrativo de uma Unidade Agrícola.

Um Futuro Brilhante

A natureza abrangente do curso de Agronomia oferece diversas oportunidades. Regininha planeja fundar uma empresa que atenda diretamente o ambiente do Agronegócio no futuro.

O exemplo inspirador de Regininha destaca a importância da educação e do esforço na busca por sonhos. Hoje, no Dia do Agrônomo, homenageamos todos os profissionais, incluindo Regininha, que desempenham um papel vital na agricultura e no desenvolvimento do Brasil. Feliz Dia do Agrônomo!

registrado em:
marcador(es): Gurupi,Home,Agronomia
Fim do conteúdo da página