Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > No Câmpus de Gurupi, projeto Astronomia na Praça organiza evento para observação segura do eclipse solar
Início do conteúdo da página
no dia 14 de outubro

No Câmpus de Gurupi, projeto Astronomia na Praça organiza evento para observação segura do eclipse solar

Written by Gihane Scaravonatti | Published: Friday, 06 October 2023 15:02 | Last Updated: Monday, 09 October 2023 16:58

Comunidade acadêmica do Câmpus de Gurupi e público externo: uma oportunidade incrível está chegando! 

Ocorre, no próximo sábado, 14 de outubro, um fenômeno astronômico conhecido como eclipse anular do Sol - ou, o grande eclipse anular americano -, e o projeto de extensão Astronomia na Praça organizou um evento para a observação deste aguardado eclipse. 

Aos que desejarem conferir o grande eclipse anular, com equipamentos adequados, em segurança e acompanhados de estudiosos da astronomia - aptos a explicarem detalhes sobre o fenômeno -, o encontro será no sábado (14), a partir das 15h, no Bloco G do Câmpus.  

Sobre este eclipse

Um eclipse anular do Sol ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham e visualmente formam uma espécie de "anel de fogo". Isso porque a maior parte do disco solar fica coberta, e apenas sua "borda" aparece. 

Este eclipse poderá ser avistado a partir de todas as regiões do país, mas, parcialmente. Apenas algumas localidades nas regiões Norte e Nordeste terão a visão completa do evento - sendo o Tocantins uma delas!

Portanto, aproveite a oportunidade para admirar este fenômeno com toda a segurança, lembrando que observar o eclipse solar a olho nu, com óculos escuros, telescópios sem filtros adequados e outros recursos inapropriados pode causar danos imediatos e irreversíveis aos olhos. 

Sobre o projeto

O projeto de extensão Astronomia na Praça, coordenado pelo Prof. Dr. Marcio dos Santos Teixeira Pinto, do curso de Química Ambiental do Câmpus de Gurupi, iniciou-se neste semestre e visa, segundo o professor, "difundir o conhecimento de astronomia para o público em geral, mas com foco especial em auxiliar alunos e professores do Ensino Fundamental na compreensão desta ciência", explica. 

As atividades do projeto são conduzidas pelo professor Márcio, alguns discentes do Câmpus e outros colaboradores. Acompanhe a página do grupo no Instagram para saber mais

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página